22.8 C
Amambai
terça-feira, 23 de setembro de 2025

Brasil Telecom adota programa da ONU

2007-04-30 23:24:00

A operadora de telecomunicações Brasil Telecom passou a adotar o programa “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” (ODM), estabelecido pelos 191 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem por slogan “8 jeitos de mudar o mundo”, e cuja finalidade é contribuir para melhorar a qualidade de vida de setores sociais e do meio ambiente.

O Programa de Voluntariado da Brasil Telecom, criado em 2002 como braço do Programa de Qualidade de Vida – Viva Mais, terá suas atividades em 2007 alinhadas ao programa das Nações Unidas, coordenado no Brasil pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O Programa de Voluntariado já contribuiu com dezenas de instituições e revelou talentos e potencialidades nas áreas profissionais e educacionais.

A Brasil Telecom leva em conta que as comunidades nas regiões em que atua são de grande relevância para a empresa e, por isso, contribui significativamente para o seu (delas) desenvolvimento. O apoio da Brasil Telecom se traduz em ações de patrocínio aos esportes, à cultura, à preservação do meio ambiente, à inclusão social e digital, à defesa dos direitos das minorias e de projetos educacionais. A companhia elegeu 2007 o Ano do Cliente e da Educação.

Para cumprir os “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, os colaboradores/voluntários da Brasil Telecom e seus familiares realizarão ações que auxiliem no cumprimento dos “8 jeitos de mudar o mundo”.

“A proposta é trabalhar com os nossos voluntários cada uma das metas mensalmente durante o ano, com diversas atividades na matriz e filiais da Brasil Telecom”, afirma Giovanni Foragi, diretor de Gestão e Recursos Humanos da BrT. “Já estamos pensando nas ações de sustentação do programa, como divulgação dos resultados, desenvolvimento de cartões telefônicos com imagens da campanha, informativo nas faturas das contas telefônicas, entre outras coisas”, acrescenta.

Como razões para a BrT apoiar e incentivar o voluntariado empresarial, o diretor cita o desenvolvimento de competências dos funcionários, o estímulo ao desenvolvimento da responsabilidade social do executivo, o aumento do nível de satisfação e a identificação dos colaboradores com a empresa, para gerar envolvimento e comprometimento organizacional. “Sem esquecer do fortalecimento e consolidação da imagem e cultura corporativas favoráveis, tudo isso com o apoio irrestrito da cúpula da empresa para compreender a doação de horas de trabalho voluntário”, afirma.

O primeiro tema trabalhado será acabar com a fome e com a miséria. Seu lançamento está previsto para o fim deste mês. Para atingi-la, estão previstas ações auto-sustentáveis junto as escolas e as comunidades como distribuição de reaproveitamento de alimentos, orientações para plantio de hortas e distribuição de sementes. O segundo tema a ser trabalhado será a educação básica de qualidade para todos, com ações voltadas à arrecadação de materiais escolares e livros para bibliotecas públicas, escolha de alunos de escolas públicas para capacitação na BrT e levantamento e treinamento de voluntários para lecionar em ensino médio, em parceria com a Instituição Junior Achievement. 

Segundo Giovanni, o trabalho com a organização de educação prática em economia e negócio que beneficia jovens em todo o mundo está previsto para começar em maio. “O voluntariado da BrT fará reflexões com jovens do ensino médio de todo o Brasil, sobre uma conduta ética nos âmbitos pessoal e profissional, contribuindo para uma melhor compreensão de seu papel como cidadãos”, informa. Serão abordados os temas “Ética – Suas Origens e Definições”; “Um dia em Ethospolis”; “O Custo da Falta de Ética”; “Ética no Mercado de Trabalho e na Escola” e “Pensando no Futuro”. 

O diretor destaca que a BrT possui, desde 2006, o “Programa de Valorização da Ética”, que reúne diretrizes que orientam as atividades profissionais dos colaboradores e o relacionamento com todos os públicos estratégicos do Grupo Brasil Telecom. “Este Código reforça a ética como um dos pilares da operadora e demonstra a preocupação da empresa em conquistar cada vez mais a confiança e o respeito do setor de telecomunicações e, claro, do nosso cliente”, finaliza.

SOBRE A BRASIL TELECOM

A Brasil Telecom (www.brasiltelecom.com.br) é a primeira empresa brasileira completa de telecomunicações que atende de forma integrada todas as demandas do mercado com soluções convergentes de suas operações fixa e móvel, dados e voz, longa distância nacional e internacional, data center, internet grátis, banda larga e acesso discado. A operadora presta serviços de telefonia fixa local e de telefonia móvel no Distrito Federal e nos Estados do Acre, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e oferece, para todo o País, serviços de longa distância nacional e internacional com o código 14.

A empresa provê conexão à internet em alta velocidade com o Turbo, que usa a tecnologia ADSL, oferece conteúdo 100% banda larga (BrTurbo e BrTurbo Empresas) e acesso sem fio com tecnologia Wi-Fi com o BrTurbo ASAS. Também compõem o Grupo Brasil Telecom o iG e o iBest, que juntos fazem da empresa a maior provedora de internet da América Latina.
       
A companhia conta com 8,4 milhões de linhas fixas em serviço e a segunda maior base de acessos banda larga da América Latina (1,3 milhão de acessos). Em pouco mais de dois anos, a operação móvel já superou a marca de 3,3 milhões de acessos, desempenho que surpreendeu o mercado mundial de telecomunicações e que lhe garantiu a primeira posição em conquista de market share entre operadoras que foram “quarta entrante” em seus mercados.

A Brasil Telecom S.A. foi a primeira operadora de telefonia fixa brasileira resultante da privatização do Sistema Telebrás a listar ADRs (American Depositary Receipts representativos de ações preferenciais) na Bolsa de Nova York (NYSE), em 2001 (a holding foi listada em 1998), e é pioneira no setor ao aderir ao Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa, em 2002.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de setembro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete