11.3 C
Amambai
terça-feira, 23 de setembro de 2025

Editorial “Desembargador”

2007-04-24 09:23:00

                É lastimável a notícia sobre o envolvimento de desembargadores federais com venda de sentenças.  Foram 70 mandados de busca e apreensão nos escritórios e casas de magistrados, advogados e empresários acusados de integrarem uma suposta quadrilha especializada na venda de sentenças judiciais para beneficiar a máfia de jogos. O caso de repercussão nacional, tem um braço em Amambai, porque envolve um homem notável da nossa terra. O desembargador federal, Dr. Nery da Costa Junior, está na lista de magistrados investigados. 

                Nery da Costa Junior teve seu nome divulgado nos mais diversos veículos de informação do País, inclusive no Fantástico da Rede Globo no último domingo, inclusive teve seu escritório vasculhado pela Polícia Federal e o sigilo fiscal e  bancário quebrados. Nery foi um dos poucos desembargadores que falaram a imprensa sobre o assunto. Ele negou qualquer envolvimento.

                Como em qualquer denúncia é preciso que se apure os fatos a sociedade amambaiense recebe a notícia com um misto de surpresa e ceticismo. É difícil acreditar que um homem tão íntegro como sempre foi o Dr. Nery, com um passado limpo e que orgulhou Amambai quando chegou ao posto de desembargador federal. 

Nery da Costa Junior atuou com advogado em Amambai por vários anos e manteve escritório de advocacia em Mato Grosso do Sul até 1999. Ele foi escolhido pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, para ocupar a vaga de desembargador federal junto ao TRF, numa lista tríplice de magistrados, um reconhecimento dado ao seu trabalho e a sua performance como advogado.

                Os amigos de Amambai e a sociedade de Amambai estão perplexos com o assunto. Primeiro porque é lastimável que autoridades que ocupam posições de extrema envergadura no Judiciário, num país dominado pela corrupção em praticamente todas as esferas, estejam envolvidas num escândalo dessas proporções. Segundo porque envolve um filho nosso. Um homem que até então tem o respeito e admiração de todos nós. Torcemos pela sua inocência!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de setembro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete