20.9 C
Amambai
quarta-feira, 7 de maio de 2025

Sejusp intensifica pente fino no estado

2007-03-21 11:52:00

  Agentes penitenciários estaduais e integrantes da inteligência da Agência de Administração do Sistema Penitenciário do Estado (Agepen) fizeram ontem uma operação “pente fino” na Penitenciária Harry Amorim Costa, em Dourados. A operação faz parte da política adotada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, que objetiva restabelecer a autoridade do Estado e a disciplina nos estabelecimentos penais e cadeias públicas de Mato Grosso do Sul.



 A operação também inicia o processo de remanejamento dos internos do pavilhão 2, desocupado desde a conclusão da reforma, na semana passada . Após o “pente fino”, parte dos internos que estão no pavilhão 3 passarão por uma triagem e serão gradativamente encaminhados às celas do bloco reformado.


 


 


Na semana passada operação similar foi realizada no Instituto Penal de Campo Grande com o objetivo de coibir a entrada de objetos ilícitos nas unidades, retirando de circulação armas, drogas, aparelhos celulares, carregadores, dentre outros objetos não permitidos nos estabelecimentos penais. “Estamos trabalhando com pulso firme para coibir a entrada de objetos ilícitos nas unidades. Operações “pente fino” acontecerão  diuturnamente”, afirmou o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini.


 

A Penitenciária Harry Amorim Costa está equipada com aparelhos de segurança que auxiliam os agentes penitenciários a interceptarem a entrada de objetos não permitidos. Dentre eles, um aparelho de raios X, um detector de metal portal fixo e 15 detectores de metal portáteis. “Ninguém entra no presídio sem ser devidamente revistado, inclusive autoridades. A regra é para todos”, assegura o diretor da Agepen, Luiz Carlos Telles.


Campo Grande A entrega do Pavilhão I da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande, prevista inicialmente para acontecer amanhã (21 de março), ocorrerá em 10 dias. O atraso da obra foi por conta do acabamento e da pintura do pavilhão. O processo será semelhante ao da Penitenciária de Dourados. Internos locados no Pavilhão 1, transferidos para o Pavilhão 2 para o inicio da reforma, serão redistribuídos ao bloco reformado após operação “pente fino” no presídio.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 07 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete