2007-03-19 09:27:00
A Prefeitura de Amambai, através da Fundesc (Fundação de Esporte e Cultura), com a parceria do Movimento de Mulheres de Amambai e do comércio local, realizou no sábado, 17, o 2º Encontro das Mulheres Amambaienses. A atividade objetivou celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado oficialmente em 8 de março.
O evento, que aconteceu no Salão Paroquial de Amambai, durante toda a tarde do sábado, reuniu centenas de mulheres que participaram dos sorteios de brindes, palestra, das oficinas de manicure, corte de cabelo, massagem e ginástica e dos atendimentos na área da saúde. O encontro contou o envolvimento das secretarias municipais de Saúde, de Ação Comunitária, de Educação e de Administração. As oficinas de manicure e corte de cabelo foram realizadas pelos profissionais dos cursos de geração de renda da secretaria municipal de Ação Comunitária.
Participaram da solenidade de abertura do 2º Encontro da Mulher Amambaiense a professora Maria Helena Rozin Barbosa, na oportunidade representando o prefeito Sérgio Barbosa, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Osvaldo Machado Franco, o Coconho, a vereadora Jaqueline Raymundo e a presidente do Movimento de Mulheres de Amambai e secretária municipal de Obras, Gelza Dutra. Também estiveram presentes os secretários municipais de Educação, Administração, Desenvolvimento Econômico e Ação Comunitária, Rosane Guazina, Cristino Corrêa, Zélia Borges Rodrigues e Anilson Prego de Souza, diretores de escolas da rede estadual e municipal e lideranças municipais.
Na oportunidade, também aconteceram dinâmicas organizadas pelas professoras Zanete Correa, Eliane Gregol do Amaral e Leonice Sernick de Oliveira, declamação de poesias e apresentações artístico-culturais das escolas municipais Antonio Pinto da Silva, Júlio Manvailer e Flávio Derzi e das escolas estaduais Dom Aquino Corrêa e Dr. Fernando Corrêa da Costa. As participantes concorreram ainda a diversos sorteios de prêmios oferecidos pelo comércio local. O Centro de Beleza Integrado Pró-Beleza esteve presente no local oferecendo sessões de massagem e a academia Corpo e Mente fez exercícios de ginástica e relaxamento para as mulheres.
Um dos momentos mais importantes do 2º Encontro das Mulheres Amambaienses foi a palestra sobre a lei Maria da Penha, que combate a violência doméstica e familiar. A explanação da lei foi feita pela policial Leda Andrade e pela acadêmica de Direito Maria de Lurdes, ambas atuam na sala de atendimento à mulher da Delegacia de Polícia Civil de Amambai. Este serviço foi uma conquista do Movimento de Mulheres de Amambai que vem lutando também pela criação de uma Delegacia Especial da Mulher.
Para a professora Maria Helena, o 2º Encontro das Mulheres Amambaienses vem reforçar o entendimento da atual administração de garantir cidadania a toda a comunidade. “Estamos aqui para promover a mulher, garantir seu espaço na sociedade e valorizar seu trabalho, o que a Prefeitura de Amambai quer é garantir a humanização do progresso para todos e que homens e mulheres juntos construam o futuro.