2007-03-16 06:45:00
Vilson Nascimento
A Associação de Moradores da Vila Limeira, a vila mais populosa de Amambai, está apostando no esporte para oferecer uma vida saudável aos moradores e afastar as crianças e os adolescentes do bairro do caminho de vícios como o alcoolismo, o tabagismo e até mesmo drogas ilícitas como a maconha, o crack e a cocaína, entre outras.
O trabalho tem surtido efeito na prática, com a diminuição do número de atos inflacionais praticados por menores. Antes taxada como violenta, inclusive com a presença de gangues formadas por jovens residentes na periferia do bairro, a vila conseguiu reverter o quadro e apesar de ser a vila mais populosa da cidade, teve apenas três ocorrências policiais registradas no decorrer desse ano (2007), uma desobediência, outra foi um acidente de trânsito sem vítima e apenas uma envolvendo menor de idade.
Visando envolver toda a comunidade, a direção da associação vem realizando, com apoio dos próprios moradores que atuam como voluntários, entre eles o militar aposentado do Exército Brasileiro, Madson Moraes que se dispõe a contribuir com o Departamento de Esportes da Associação, promovem competições esportivas em várias modalidades e categorias, visando envolver toda a sociedade local. Escolinhas esportivas também estão sendo fomentadas, visando ocupar o tempo ocioso dos jovens com atividades esportivas em diferentes modalidades.
Para o presidente da Associação de Moradores local, o cabo da Polícia Militar Adão Moraes, lotado na 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai, um dos principais incentivadores das ações, seu objetivo e de toda a sua diretoria é proporcionar opção para a juventude do bairro. “Nosso trabalho visa oferecer a nossos jovens, opções para evitar que fiquem perambulando pelas ruas sem ter uma ocupação e o esporte, ao meu ver, é um dos melhores caminhos”, disse o presidente.