23.4 C
Amambai
quinta-feira, 8 de maio de 2025

Saúde: Mato Grosso do Sul já registra 50 mil casos

2007-03-14 16:13:00

Na capital são quase 34 mil; em Dourados para cada caso conhecido há pelo menos quatro não notificados.
O Mato Grosso do Sul já registra quase 50 mil casos de dengue, mais exatamente 49.766, segundo informou ontem ao Douradosagora e ao O PROGRESSO o superintendente da Secretaria de Estado, Eugênio Barros. Na capital, são 33.264 e Dourados, 1997. Em relação ao último boletim expedido pela Vigilância Epidemiológica, o percentual foi o menor deste ano. No entanto, de acordo com o enfermeiro Roberto Oliveira, em Dourados o total pode ser muito maior. "Para cada caso notificado devem existir pelo menos outros quatro desconhecidos", diz.


O problema é que as pessoas se acostumaram com a dengue e muitos acabam nem procurando os serviços de Saúde, ignorando os riscos da doença que já matou uma pessoa em Dourados, na semana passada, e outros sete no Estado.
Roberto alerta que não é o fim da epidemia e, portanto, todo cuidado é pouco. Se depender do clima, os casos de dengue só vão dar trégua em abril, quando baixarem os termômetros.


Os sintomas de dengue são similares aos de outras viroses: dores no corpo e olhos, mal estar, perda de apetite, incapacidade para se manter em pé e outros. Conforme o infectologista Rivaldo Venâncio, o quadro varia de um paciente a outro. A dengue se manifesta de várias formas e pode ter poucos ou nenhum sintoma aparente. Em casos mais graves, chega a atacar órgãos e paralisar membros.


 Prefeitura combate a dengue com homeopatia


Em tempos de epidemia, surgem as alternativas para amenizar os sintomas da dengue, que podem ser terríveis. Na cidade de Rio Preto, o combate à dengue tem como aliado a Homeopatia. A prefeitura está disponibilizando em todos os postos de saúde, 100 mil doses de um medicamento homeopático para tentar bloquear a doença e evitar a epidemia.
O composto tem o Eupatorium 30CH, retirado de uma planta americana; o Crotalus horridus 30 CH (do veneno de uma cobra americana) e o Phosphoros 30 CH (fósforo mineral). O primeiro já é usado e tem resultado comprovado contra a dengue clássica. O segundo, é acrescentado para combater a dengue hemorrágica e o fósforo mineral no controle da coagulação do sangue. Mas é preciso consultar um homeopata antes de tomar qualquer medicamento.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete