34.1 C
Amambai
domingo, 28 de abril de 2024

Iagro notificará produtor no combate a ferrugem asiática

2007-03-14 13:44:00

 


Os produtores rurais de MS devem dispor de um vazio sanitário no cultivo da soja entre os meses de julho e setembro. A medida divulgada pela Iagro é para deter o avanço da ferrugem asiática de uma safra para outra. Para o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Eduardo Riedel, informar os agricultores sobre a medida é prioridade, uma vez que o não cumprimento da norma prevê multa.


“Para isso é só fazer o manejo químico para que não fiquem resquícios de plantas de soja”, explica o vice-presidente. Para ele, a orientação dos sojicultores é mais importante que apenas multar aqueles que não se adequar às normas.


A data para suspensão da cultura obedece ao calendário de colheita, com o plantio sendo liberado a partir de 1º de outubro. O produtor que desobedece a determinação será multado em mil Uferms (equivalente a R$ 12 mil). Além de multa, estão previstas penalidades como advertência escrita e destruição ou inutilização da sola cultivada ou colhida, bem como dos resíduos da cultura e plantas voluntárias.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete