2007-02-06 10:54:00
O novo portal do Tribunal de Justiça de MS entrou no ar nesta segunda-feira, 05 de fevereiro, totalmente reformulado. As mudanças vieram para atender não só a comunidade jurídica, mas a sociedade como um todo, com enfoque em justiça, serviço e cidadania. De fácil navegação, bem informativo na linha dos serviços e da própria imagem institucional, o novo site contém um visual limpo, boa divisão de temas, facilidade de acesso e rapidez na navegação.
Referência nos últimos dois anos na área da comunicação pública, o portal do TJMS tornou-se também um grande portal de serviços, prestados não só à comunidade jurídica, mas também à sociedade. Vale destacar o espaço público reservado às prestações de contas do portal, um exemplo de transparência neste mundo virtual às vezes muito pouco transparente.
Por meio do novo Portal, o TJMS busca atender melhor a sociedade e facilitar a consulta aos diversos serviços oferecidos. Com formato, cores e distribuição de conteúdos diferentes, a nova página apresenta melhorias de usabilidade baseadas na Lei de Acessibilidade. O novo portal vem com algumas mudanças que, em pouco tempo, vão mostrar recursos mais funcionais e práticos para nossos leitores.
Serão mantidos todos os serviços oferecidos anteriormente na página do Tribunal de Justiça, com novidades em relação ao conteúdo e a que mais se destaca será a publicação da relação de todos os precatórios publicados no diário oficial no início do ano, de forma a mostrar com transparência os débitos do poder público com terceiros. Veja o que mais foi acrescentado:
– estrutura organizacional: agora o internauta ou o leitor poderá saber quem são os diretores das áreas da Secretaria do Tribunal de Justiça, bem como o nome dos juízes auxiliares;
– memória: foi criado o canal memória, com a Galeria dos Presidentes, contendo o currículo do primeiro até o último presidente do TJMS ao longo dos 28 anos de existência de MS;
– compromisso: criado especialmente para o novo site, o canal Missão informará ao público o compromisso do poder judiciário com a população;
– prestação de contas: essa administração será pautada pela transparência e dará publicidade aos atos administrativos e contratuais, bem como aos gastos praticados pela justiça local. O objetivo é garantir informação de forma fácil e simples, além de familiarizar o cidadão com a diversidade de fatores que envolvem os gastos públicos, numa demonstração inequívoca de respeito e resgate da ética na prestação dos serviços públicos.
– galeria de fotos: inserção de fotos dos julgamentos em alta resolução para que a imprensa possa dar maior publicidade aos julgados;
– feriados: relação de todos os feriados estaduais e municipais no Poder Judiciário.
Foram mantidos também serviços de destaque, tais como: notícias diárias de julgamento e administrativas no formato RSS, com sistema de busca e glossário, facilitando o entendimento da linguagem jurídica, disponibilização do interior teor do acórdão na consulta processual do 2º grau, nome do juiz titular da comarca nos endereços das comarcas do interior e, na biblioteca, uma imensa lista de leis federais, estaduais e municipais relacionadas ao poder judiciário e todos os atos normativos pertinentes.
As páginas do site também passam a adotar um formato mais largo (de 1.024 x 768 pixels), que explora mais a resolução dos monitores mais modernos. Tudo com a credibilidade que transformou o site em um dos principais e mais respeitados veículos de informação jurídica do Estado, acessado de todas as partes do mundo.