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terça-feira, 8 de julho de 2025

Confira o regulamento do 5º Inter-Firmas

2007-02-06 15:23:00

Sérgio da Luz


            O diretor de esporte de Tacuru, Geraldo Veronil, apresentou o regularmento da quinta edição do campeonato Inter-Firmas de Futsal. 


            Os jogos do campeonato serão realizados de acordo com as regras internacionais adotadas pela Confederação Brasileira de Futsal, pelo que está disposto no Regulamento Geral do campeonato e o que ficar aprovado em Congresso Técnico, que será  realizado no dia 27, as inscrições vão até o dia 24 deste mês.


            Para Veronil o campeonato vem para desenvolver o esporte na cidade, além de ser um momento de lazer para os expectadores.  “O campeonato têm como objetivo proporcionar momentos de lazer e bem estar para a comunidade em geral, bem como, estimular a prática e a organização esportiva no município” acrescentou.


O regularmento ficou assim constituído:
-Somente será considerada efetivada a inscrição se forem apresentados os seguintes documentos:
-Ficha de inscrição completa com: nome completo e legível do atleta, data de nascimento.
-Comprovante de depósito no valor de R$ 50,00
-Cheque caução no valor de R$ 500,00;
-Autorização de um responsável para os menores de 18 anos.
-Poderão inscrever-se na equipe todo e qualquer atleta que tenha nascido até o ano de 1990. 
-Comprovar residência no município , pelo menos, 2 meses.
-O atleta que não tiver como comprovar ao menos um dos requisitos acima, em caso de protesto, será considerado jogador irregular na competição sendo que a equipe será penalizada com a perda do jogo por 2×0 além da perda de cinco (5) pontos na classificação geral, mantendo-se a súmula.
            A inscrição se encerrará no final da primeira fase. 
A equipe inscrita deverá obrigatoriamente representar uma instituição do Município.
            O caução não será restituída nos seguintes casos:
-A equipe perder por W. O. (não apresentar cinco (5) atletas em condições regulares de jogo no horário estipulado para início do mesmo).
-A equipe que vier a participar de tumultos que ocasionem danos físicos a outros, ou danos materiais nas dependências do ginásio.
-Além de ser julgado pela comissão de esportes julgadora e disciplinar, variando da punição de desclassificação da equipe se for o caso, ou do atleta podendo pegar de um jogo de suspensão ou a desclassificação do atleta podendo ser banido de qualquer evento esportivo organizado pelo município.
            O Campeonato Municipal de Futsal V Inter-Firmas 2007, terá início no dia 2 de março de 2007 e será realizado da seguinte forma:
1ª FASE: Todos contra todos, dentro dos grupos onde se classificam dois times que serão distribuídos por sorteio em 4 grupos A,B,C e D.
2ª FASE: Classificam-se os 2 primeiros colocados de cada grupo que se enfrentarão em forma de todos contra todos divididos em dois grupos de 4 times sendo que serão dois cabeças de chave o primeiro e o segundo melhor de cada chave.
SEMIFINAL: O primeiro colocado de cada grupo enfrenta o segundo do outro grupo, os vencedores fazem a final e os perdedores a disputa do terceiro lugar.
            A divisão dos grupos terá 4 cabeças de chave sendo o campeão e o vice do campeonato passado e os outros dois será indicado pela comissão julgadora e disciplinar tendo como critério a qualidade técnica da equipe.
            As rodadas do presente campeonato, serão realizadas no ginásio Municipal Mancine e Lopez, alternadamente às sextas-feiras, sábados e podendo ser realizadas também aos domingos a partir das 19h30 H, conforme a tabela de jogos.
O horário dos jogos deverá ser observado rigorosamente, sendo que somente o primeiro terá tolerância de 15 (quinze) minutos. Os demais iniciarão imediatamente após o término do anterior.
            A equipe que estiver a direita da tabela de jogos trocará o uniforme em caso do fardamento ser da mesma cor ou de similar.
            Se a equipe não comparecer no horário estipulado pela tabela será considerada derrotada por W. O., sendo desclassificada e perdendo o direito de restituição da caução.
            Os atletas e dirigentes responsáveis pela desclassificação por W.O. de uma equipe, serão penalizados comforme foi estipulado no artigo 11º (letra c).
            Mesmo em número insuficiente, os atletas presentes deverão se apresentar na mesa e não serão envolvidos na suspensão.
            Em caso de W. O. não serão alterados os resultados anteriores à ocorrência do mesmo.
            A equipe que não providenciar o registro do atleta e a devida identificação antes do início de cada jogo, terá que entregar as mesmas até o término da partida. A não apresentação das mesmas, acarretará na perda de 5 (cinco) pontos.
            A duração das partidas será de dois tempos de 20 (vinte) minutos corridos, parando o cronômetro somente com a autorização do árbitro, com intervalo de 05 (cinco) minutos entre os tempos.
 Será concedido um tempo de 1 (um) minuto por equipe, por período de jogo.

            As equipes deverão apresentar-se com todos os atletas devidamente fardados (camisetas iguais e numeradas, meias, calções da mesma cor e todos calçando tênis).
A numeração no calção não é obrigatória, mas caso exista, o número do calção deverá ser o mesmo da camisa.
Somente no Campeonato de Futsal V Inter-Firmas 2007, o uso de caneleiras não será obrigatório, porém, sugerimos a utilização das mesmas, visando maior proteção pessoal dos atletas.
A numeração das camisetas será de 1 a 99, não sendo permitida a repetição de números.
O atleta capitão deverá, obrigatoriamente, usar uma braçadeira para identificação e os dirigentes deverão apresentar-se com uniforme diferenciado dos atletas.
            O técnico e massagista também deverão apresentar suas carteirinhas ou um documento de identidade, em cada jogo, para que possam permanecer no banco de reservas.
            Todos os atletas da equipe vão constar em súmula e ficarão, automaticamente, sujeitos às punições sofridas pela equipe.
            Somente poderão ocupar o banco: os reservas, o treinador e o massagista inscritos e identificados.
A contagem de pontos será feita da seguinte forma:
Jogo ganho: 3 pontos
Jogo empatado: 1 ponto
Jogo perdido: 0 ponto
Nos casos de empate na contagem geral de pontos, na 1ª Fase, proceder-se-á da seguinte maneira:
Entre duas equipes
– Maior número de vitórias
– Confronto direto
– Menor número de gols sofridos
– Maior número de gols feitos
– Disciplina
– Sorteio
Entre três ou mais equipes:

– Maior número de vitórias
– Menor número de gols sofridos
– Maior número de gols feitos
-Disciplina
– Sorteio

 Em caso de empate na semifinal ou final:
            Será disputada uma prorrogação de dois tempos de 5 minutos com gol de ouro, se mesmo assim persistir o empate, a competição será definida nos pênaltis (3 e 3, 1

            Será instituído o troféu disciplina, que será entregue á equipe que obtiver menos pontos (cartões) durante a competição. Todas as equipes que participarem do campeonato estarão na disputa (melhor média).1 (um) ponto 5 (cinco) pontos, este devera ser mais uma grande realização desta administração da Prefeitura municipal Tacuru no Caminho Certo.

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