23.8 C
Amambai
segunda-feira, 7 de julho de 2025

MS tem o segundo menor percentual de renovação da Câmara

2007-02-01 17:20:00

Com a eleição dos deputados Dagoberto Nogueira Filho (PDT) e Waldir Neves (PSDB), Mato Grosso do Sul é, proporcionalmente, o Estado com o segundo menor percentual de renovação da Câmara dos Deputados, perdendo apenas para o Estado de Goiás, com índice de renovação de 17,64%.

Da legislatura anterior, apenas dois deputados não foram reeleitos, João Grandão (PT) e Murilo Zauith (PFL). Grandão foi o único parlamentar do Estado a ser investigado e indiciado no caso do escândalo da venda superfaturada de ambulâncias, denominada máfia dos sanguessugas. Também foi o único deputado que se candidatou e não se reelegeu, já que Zauith, em vez de tentar a reeleição para deputado federal, se elegeu vice-governador ao lado de André Puccinelli (PMDB).

No aspecto partidário, a bancada do PT saiu defasada em um parlamentar, PFL deixou de ter representação na Câmara, e o PSDB e PDT ganharam representantes.

Considerando que Mato Grosso do Sul tem oito deputados federais, o percentual de renovação ficou em 25%. Tocantins e Distrito Federal são os Estados que registram o maior percentual proporcional de renovação, 75%.

Já a Câmara, de modo geral, tem a partir de hoje, 236 novos deputados (46%), de um total de 513 parlamentares. O índice de renovação é superior ao das eleições de 2002 e 1998, com 41,6% e 41,9%, respectivamente.



Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 07 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete