2007-01-30 16:20:00
Mesmo com a queda da receita, decorrente da diminuição no índice do ICMS deste ano, a Prefeitura de Amambai tem mantido os investimentos e serviços e a continuação das obras em execução. O município de Amambai é um dos 50 no Estado que perdeu índice no ICMS deste ano. “Estamos contendo todos os gastos e adiando outros para que a execução das obras não seja interrompida e possamos fazer os investimentos e a prestação de serviços necessária, como a manutenção das estradas vicinais e das escolas da rede municipal”, falou o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa.
O índice do ICMS dos municípios é calculado com base no antepenúltimo ano. O secretário de Administração do município de Amambai, Cristino Toledo Corrêa, explica que neste ano houve redução no ICMS de Amambai por conta da baixa arrecadação de 2005. “Em 2005, o município de Amambai e a região sul sofreram com a estiagem; aqui mesmo decretamos situação de emergência”, explicou Cristino.
Todos os secretários municipais da Prefeitura de Amambai reuniram-se na última quarta-feira, 24, com o secretário de Administração para discutir a crise e realizar um planejamento mínimo para este primeiro trimestre. O que vamos evitar, diz o secretário, é qualquer tipo de prejuízo com o funcionalismo e com os recursos das emendas, que tão logo sejam liberados é necessária a contra-partida da Prefeitura. Ele também falou que não será feito nenhum corte na folha de pagamento. A solução adotada pela administração municipal de Amambai é conter todos os gastos relacionados ao custeio da máquina administrativa – água, luz, telefone e combustível, principalmente. Também será feito um planejamento rigoroso de todas as despesas até março deste ano.
Manutenção das estradas é saída para crise
Com uma economia predominante agropecuária, a melhor saída para enfrentar a crise é prover este setor com condições favoráveis para a produção. A avaliação é do prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa.
Para isso, uma das medidas tomadas pela Prefeitura de Amambai neste primeiro mês de 2007 é a manutenção das estradas vicinais.A secretaria de Obras da Prefeitura de Amambai está mantendo equipes de servidores com caminhões caçamba, rolo compressor, pá carregadeira, esteira e patrol em diversas regiões produtoras do município para garantir o escoamento da safra.
O planejamento feito pela Prefeitura de Amambai prevê a manutenção das estradas vicinais nas regiões Sertãozinho, Chorro, fazendas Estrela, Primavera e Itapoty – já executadas – e Nova Esperança. Com esta ação, explica o prefeito, estamos garantindo o escoamento da safra e a arrecadação do município.
A queda de arrecadação, embora dificulte o planejamento, não representa em nenhum momento a inércia do município; pelo contrário, a administração, servidores e produtores devem permanentemente planejar e redefinir prioridades “, avaliou Sérgio Barbosa.
Amambai é município pólo na região sul do Estado. Instituições bancárias, comércio, órgãos governamentais, serviços médicos e hospitalares e cursos superiores são setores de Amambai utilizados também pela população dos municípios vizinhos. O município é forte produtor de grãos, gado, aves, suínos, mel e erva-mate.