2007-01-29 03:55:00
O governo do Estado, através da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), realiza a partir do dia 1º de fevereiro a campanha obrigatória de vacinação contra a febre aftosa em 14 municípios do Estado. As vacinas são gratuitas e estarão disponíveis nos escritórios locais da Iagro.
A campanha é uma parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que doou um milhão de doses para Mato Grosso do Sul. Os municípios que estão obrigados vacinar são: Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Eldorado, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Ladário. Em Porto Murtinho, a vacinação deverá ser feita nas propriedades localizadas na região de planalto. Já em Corumbá, deverá atingir a margem direita do rio Paraguai, áreas não inundadas, assentamentos, distritos, reservas indígenas e periferia da cidade.
Assentamentos e aldeias indígenas receberão a visita de técnicos da Iagro para realização da vacinação contra a aftosa. Devem ser imunizados bovinos e bubalinos de 0 a 12 meses, no período de 1º a 28 de fevereiro. O governo do Estado orienta que todos os produtores devem vacinar seu rebanho, nos 14 municípios citados, pois se trata de uma campanha obrigatória.