2007-01-29 08:31:00
O governo do Estado, por meio da PGE (Procuradoria Geral do Estado) e Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda), publicou na edição de hoje do Diário Oficial do Estado portaria instituindo uma comissão especial de trabalho para realizar uma inspeção extraordinária nos atos e contratos da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) para apurar a regularidade das ações e possíveis omissões em processos administrativos e judiciais nos últimos 12 meses.
A justificativa para a auditoria é de que há a necessidade de avaliação e revisão de atos e contratos praticados na Sanesul e que é dever do administrador público zelar pela aplicação dos recursos públicos. “A inspeção será circunscrita aos processos administrativos e judiciais tendo como parâmetro os valores envolvidos ou seu impacto na esfera administrativa e financeira da empresa”, decreta.
A comissão, formada pelo procurador-geral do Estado Ivanildo Silva da Costa, pelo analista contábil Fauze Antonio Moaccar Orro e pelos analistas Alexandre Frozino Ribeiro e Cinthia Regina Miranda Ratier Carli, terá 30 dias para conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogado por igual período, sendo ao final expedido relatório conclusivo a ser entregue ao diretor-presidente da estatal, José Carlos Barbosa, com cópia ao procurador-Geral do Estado e ao secretário estadual de Fazenda, Mário Sérgio Maciel Lorenzetto.
Na semana passada, o governador André Puccinelli (PMDB) também determinou auditoria no Banco do Povo de Mato Grosso do Sul, na Seprotur (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo) e na Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Ainda nesta semana o governo do Estado deve concluir as auditorias realizadas na Secretaria Estadual de Governo, autarquias e fundações.
Os técnicos e procuradores envolvidos no trabalho terão até o dia 15 de fevereiro para elaborar relatórios sobre a investigação. No dia 20, as conclusões deverão ser divulgadas, conforme informou o secretário chefe da Casa Civil, Osmar Jerônymo.