2007-01-29 08:35:00
Classificado antecipadamente para a Olimpíada de Pequim, graças à vitória do Paraguai sobre o Chile, a seleção brasileira coroou seu ótimo domingo batendo a Colômbia por 2 a 0 e conquistando seu nono título do Campeonato Sul-Americano Sub-20.
Com os resultados da rodada, o Brasil terminou a competição invicto e ficou em primeiro lugar no hexagonal decisivo, com 11 pontos, dois a mais que a Argentina, que também garantiu o passaporte para a China ao vencer de forma dramática o Uruguai, com direito a gol aos 47 minutos do segundo tempo.
Uruguai, terceiro colocado, com sete pontos, e Paraguai, quarto, com seis, tiveram o consolo de ao menos classificarem-se para o Mundial Sub-20, que será disputado em junho e julho deste ano, no Canadá. Chile e Colômbia morreram abraçados.
Aliviado pela desobrigação de vencer, a seleção do técnico Nelson Rodrigues jogou bem e não sentiu a ausência de Alexandre Pato, destaque da competição, que estava suspenso.
Aos 24 minutos do primeiro tempo, o capitão Lucas fez linda jogada pela direita e bateu no ângulo do goleiro Ospina. Aos 45, o centroavante Edgar, que já havia perdido uma chance com o gol vazio, recebeu de Luiz Adriano e só escolheu o canto para ampliar.
No segundo tempo, o time só administrou o resultado, apesar de ter tido chances para marcar ao menos o terceiro gol. Uma delas Lucas desperdiçou cara a cara com Ospina. Mas nada que fizesse falta, afinal, depois de oito anos, o futebol brasileiro estará representado numa Olimpíada. É o único título que falta à seleção pentacampeã mundial.
Confira a campanha brasileira no Paraguai:
1.ª fase
Brasil 4 x 2 Chile
Brasil 2 x 1 Peru
Brasil 3 x 0 Bolívia
Brasil 1 x 1 Paraguai
Fase final
Brasil 2 x 2 Argentina
Brasil 2 x 2 Chile
Brasil 3 x 1 Uruguai
Brasil 1 x 0 Paraguai
Brasil 2 x 0 Colômbia