23.3 C
Amambai
domingo, 18 de maio de 2025

Vereador quer redução da taxa de esgoto

2007-01-17 19:51:00

Clesio Ribeiro 

O vereador Carlinhos Nascimento (PPS) pretende dar inicio a uma mobilização para reduzir a tarifa de esgoto que é cobrada junto com a conta de água pela Sanesul – empresa de saneamento de Mato Grosso do Sul – em Amambaí. Hoje a cobrança é feita com o cálculo de 70% sobre o valor gasto referente ao uso de água, ou seja se a conta for R$ 100,00 de água o consumidor gasta mais R$ 70,00 de tarifa de esgoto.


Já em maio de 2005, o vereador demonstrou sua preocupação ao entrar na Câmara com um requerimento solicitando informações sobre a tarifa e sobre o contrato que a Sanesul mantem com o município de Amambaí. Em visita ao jornal A Gazeta esta semana o vereador informou sobre o assunto.

 
Conforme copias do contrato que o vereador apresentou ao Jornal, o contrato entre o município de Amambaí e a Sanesul tem um prazo de 30 anos e vencerá no mês de maio de 2008, portanto no próximo ano. O contrato foi firmado em 20 de maio de 1976 mas foi prorrogado em maio de 1978, por um prazo de 30 anos, assinado pelo então prefeito na época Alcindo Franco Machado e a empresa Sanemat que na época era responsável pelo serviço em todo o Mato Grosso (ainda não havia sido feita a divisão do Estado).


Como o contrato vence no próximo ano, o vereador disse que estará acompanhando esse processo de renovação para que a taxa de esgoto possa ser reduzida. “Essa taxa é abusiva e onera muito o consumidor de água, além de desmotivar o morador a utilizar o serviço, mesmo que tenha a rede de esgotamento sanitário passando em frente a sua residência”, acrescentou Carlinhos Nascimento.

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete