2007-01-15 21:41:00
Brasil e Paraguai decidem hoje, às 22h de Brasília, o primeiro lugar do grupo A do Sul-Americano sub-20 de futebol no estádio Rio Parapití, da cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero. No fim de semana, o Brasil venceu a Bolívia por 3 a 0.
A seleção brasileira, comandada pelo técnico Nélson Rodrigues, venceu Chile, Peru e Bolívia, mas ainda não deu mostras de um grande futebol. Por isso, espera-se que os meninos do país joguem melhor contra os donos da casa.
Aliás, dizer que os paraguaios jogarão em casa é relativo, já que a cidade de Pedro Juan Caballero faz fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Por isso, é esperada a presença de muitos torcedores para apoiar a seleção – que, assim como paraguaios e chilenos, está hospedada na cidade brasileira.
A principal novidade na escalação da seleção é a volta da zaga titular, formada por Eliezio e Thiago Heleno, que ficou de fora do confronto com os bolivianos por acumular cartões amarelos.
Para vencer e seguir à fase final com moral, Nélson Gonçalves aposta no trio formado pelo meia Leandro Lima, do São Caetano, e os atacantes Alexandre Pato e Luiz Adriano, do Internacional, destaques do Brasil na competição. A dupla ofensiva só garantiu vaga no time titular na última partida, substituindo Edgar e Fabiano Oliveira.
A vocação ofensiva da seleção já fez com que a equipe marcasse nada menos que nove gols em três partidas. Porém, os brasileiros só não buscaram a bola no fundo das redes contra a Bolívia.
O grupo precisa vencer ou ficar em segundo lugar na competição para garantir presença nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Por outro lado, o Paraguai chega a campo com certa desconfiança, pois empatou sem gols com a Bolívia e conquistou vitórias apertadas de 1 a 0 sobre Peru e Chile.
A equipe, comandada pelo técnico argentino Ernesto Mastrángelo, chegou a esta competição com uma preparação de mais de um ano, período em que inclusive disputou vários amistosos, mas segue sem convencer.
Mastrángelo reconheceu que seus jogadores ainda têm muito que melhorar tanto no físico como em habilidade, mas disse que tudo se deve ao formato curto do torneio.
O Paraguai não terá o goleiro Blas Hermosilla, com uma lesão na coxa direita, e o lateral-esquerdo Jorge González, que cumpre suspensão por cartões amarelos.Prováveis escalações.
Brasil: Muriel; Amaral, Eliezio, Thiago Heleno e Carlinhos; Fernando, Lucas, Willian e Leandro Lima; Luiz Adriano e Alexandre Pato.
Paraguai: Fernández; Noguera, Aguilar, Bareiro e Salinas; Cáceres, Romero, Estigarribia e Molinas; Bogado e Velázquez.
Árbitro: Roberto Silvera (URU), auxiliado por seu compatriota Mauricio Espinoza e o argentino Ricardo Casas.