24.6 C
Amambai
sábado, 17 de maio de 2025

13 casos de dengue foram notificados

2007-01-12 09:48:00

Em entrevista concedida ao site Conesulnews, a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Angielaine Fernandes Flores, falou sobre os casos de dengue na fronteira e sobre a importância da prevenção em Ponta Porã.
“A prevenção é um dos passos mais importante para se evitar a dengue. Em Ponta Porã, somente em janeiro foram notificados 13 casos, e em dezembro do ano passado foram notificados 44 casos, mas neste ano de 2007 não temos nenhum caso confirmado de dengue”, diz Flores.
De acordo com informações da coordenadora, amanhã o Controle de Zooneses estará realizando uma campanha de prevenção com palestras no bairro Andreaza.
“Amanhã estaremos realizando varias palestras de prevenção contra a dengue, no bairro Andreaza, conforme solicitação da Associação de Bairro reunido nesta manhã na Secretaria de Saúde”.
Segundo dados da Secretaria de Saúde de Ponta Porã, somente no ano passado, foram notificados 188 casos de dengue, sendo 21 confirmados, um dos casos confirmados foi de dengue do tipo 3. não houve nenhum registro de caso de dengue hemorrágica.
Os casos de dengue em Mato Grosso do Sul tiveram aumento de 1.457,8% no ano passado com relação ao registrado em 2005, saltando de 569 casos confirmados contra 8.295. Somente neste ano foram notificados 15.329 casos suspeitos contra 2.400 notificados no ano passado.
A Doença
A dengue é uma doença infecciosa aguda, cujo vírus é transmitido pela picada de mosquitos urbanos do gênero Aedes, parecido com o pernilongo. Segundo a Superintendência de Combate a Endemias (Sucen) de São Paulo, qualquer pessoa pode contrair a dengue.
Existem quatro tipos de dengue, no entanto, os mais comuns no Brasil são os 1 e 2. "O tempo de incubação da doença tipo 1, 2, 3 e 4, que varia de cinco a sete dias. Os casos do tipo 1 foram identificados em Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Do tipo 2, em Minas Gerais, Maranhão, Bahia e Ceará. Já o Rio de Janeiro, registrou a dengue dos dois tipos (1 e 2).
O mais perigoso dos tipos de dengue é o tipo 3, que pode provocar a dengue hemorrágica. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue comum. A diferença é que, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos. A pessoa sente fortes dores no abdome e alterna sonolência com agitação. Se não tratada nos primeiros estágios, a dengue hemorrágica pode levar à morte.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete