17.2 C
Amambai
sábado, 17 de maio de 2025

Índia morta em confrontos no Curussu Ambá ainda não foi enterrada

2007-01-10 21:05:00

Vilson Nascimento

A indígena Xurete Lopes de 70 anos, morta com um tiro no tórax durante o confronto entre indígenas e supostamente fazendeiros, na manhã dessa terça-feira, no interior da Fazenda Madama, na região do Curussu Ambá na divisa entre os municípios de Coronel Sapucaia e Amambai ainda não foi sepultada e permanece sendo velada na Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia, onde a vítima morava antes de integrar o grupo, que havia ocupado a fazenda onde ocorreu o confronto, na madrugada da última sexta-feira, 5.
Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio) a idéia dos indígenas é enterrar a anciã na Fazenda Madama onde foi morta e depois de um diálogo com representantes do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, os indígenas teriam decidido manter o corpo da indígena na aldeia, até que uma decisão judicial descida o local onde o corpo deverá ser enterrado.
De acordo com a Funai, a pedido dos indígenas, o Procurador Geral da República Dr. Charles Stevan da Mota Pessoa do Ministério Público Federal de Dourados, que acompanha o caso, deverá entrar com um pedido junto a Justiça Federal, nessa quinta-feira, 11, para que o corpo da indígena seja removido da Aldeia Taquapery para a região da Fazenda Madama, onde os indígenas reivindicam uma área de terra de 2 mil hectares de terra, segundo eles, pertencentes a seus ancestrais.
O Confronto
O confronto que resultou na morte da anciã indígena Xurete Lopes aconteceu por volta das 6h da manhã de ontem, terça-feira quando, segundo os indígenas, todos pertencentes a etnia guarani-kaiowá, teria chegado na região onde os índios realizavam a ocupação, doze caminhonetes carregadas com supostos pistoleiros, que teria aberto fogo contra o grupo, cerca de 50 índios, matando a indígena e ferindo outro rapaz, Valdeci Ximenes de 22 anos.
Todos os índios foram colocados no interior de um ônibus, inclusive a mulher morta e o índio ferido e deixados às margens da rodovia MS 289 entre Amambai e Coronel Sapucaia, a cerca de 500 metros da Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia. A Polícia Federal instaurou inquérito e está apurando o caso.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete