20.7 C
Amambai
sexta-feira, 16 de maio de 2025

Índios transportavam um arsenal de armas brancas

2007-01-08 23:10:00

Vilson Nascimento

O grudo de indígena preso no final da tarde de ontem, segunda-feira, com um trator furtado e uma carreta roubada, quando transitavam na região da Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia, transportava um verdadeiro arsenal de armas brancas, entre elas, facas, facões, punhais, machado, flechas e até um “chucho” um artefato feito de forma artesanal a base de ferro de construção muito utilizado em presídios.
Todo o material estava na carreta tracionada trator Massey Ferguson 290 que segundo os proprietários da máquina agrícola, havia sido furtado quando o grupo de indígenas teria invadido, na sexta-feira, 5, a Fazenda Madama, situada na região do Curussu Ambá, a cerca de 35 quilômetros de Amambai, na divisa entre os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia e espalhado entre adultos, mulheres e até crianças.
Entre os integrantes do grupo preso ontem à tarde em uma ação conjunta envolvendo a Polícia Militar de Coronel Sapucaia e uma patrulha da PMRv (Polícia Militar Rodoviária Estadual) de Amambai, também estava o líder do grupo invasor da Fazenda Madama, o indígena Francisco Fernandes de 38 anos. Ele foi autuado em flagrante por assalto a mão armada, já que teria sido reconhecido como sendo um dos integrantes do bando que havia tomado a carreta em assalto ontem pela manhã na Fazenda Barra Bonita, também na região do Curussu Ambá.
Segundo as informações, mesmo com a prisão do líder, pelo menos 40 índios ainda permanecem na fazenda invadida. Os indígenas contestam esse número e dizem que tem mais de 180 índios no local.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete