2007-01-04 02:28:00
Um grupo de moradoras do Assentamento Itamarati II concluiu recentemente um curso que pode melhorar a renda familiar. Elas concluíram o curso de manicura e pedicuro oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Ao todo, 48 pessoas, de várias idades, concluíram o curso, que faz parte do Projeto “Unhas que Marcam”, uma forma de proporcionar a qualificação necessária para a prestação de um serviço que gera renda.
A entrega dos certificados foi realizada num espaço ao lado da escola do Assentamento. Ela foi feita pela secretária municipal de Assistência Social, Doralice Nunes Alcântara.
Para Doralice, o mais importante é que um passo decisivo já foi dado. “Nosso objetivo é incentivar a organização do grupo. Não basta apenas ter uma profissão ou a qualificação adequada. É fundamental a união dos profissionais. É este o pensamento do prefeito Flávio Kayatt que tem se esforçado em proporcionar as condições para que as pessoas tenham acesso ao conhecimento. As pessoas, tanto da cidade, quanto das áreas rurais, precisam ter as condições mínimas para que, com o próprio esforço, consigam obter uma renda capaz de proporcionar a melhoria na qualidade de vida. Estamos mostrando que é possível se organizar e gerar renda, não importa o local”, afirmou a secretária.
As aulas foram ministradas por uma das mais conceituadas profissionais de Ponta Porã, Ionice Teresinha de Souza Eich, a “Nice”, que já desenvolveu o mesmo projeto em diversos locais do município. Ela agradeceu o apoio recebido durante o desenvolvimento dos trabalhos e também elogiou o comportamento das alunas. “Vocês demonstraram muita força de vontade e fibra. São pessoas que querem vencer na vida e vão conseguir”, afirmou Nice que fez questão de ressaltar também o apoio da Secretaria Municipal de Educação pelo fato de ter ajudado na cadencia do espaço para que as aulas fossem ministradas na Escola Nova Conquista, instalada no Assentamento.
Quem participou do curso elogiou a iniciativa Prefeitura. “É muito bom a gente poder aprender a fazer algo diferente. Agora sei fazer um serviço que pode me proporcionar uma renda. Estou muito satisfeita. É ótimo saber que tem alguém lá na Prefeitura olhando por nós. A gente se sente valorizada”, frisou Maria de Fátima Gonçalves.
NOVOS CURSOS
Durante a permanência no Assentamento, a secretária municipal de Assistência Social, ouviu das moradoras reivindicações no sentido de que as iniciativas da Prefeitura sejam ampliadas. “Queremos mais cursos para que possamos desenvolver outras atividades, que são importantes para a geração de renda”, diz Sandra Tomascheski.
Segundo ela, a situação dos moradores no assentamento não é fácil. “Muitos de nós ainda vive em barraco de lona. Entramos no lote sem ter onde morar. Por isso que a nossa vida é difícil e, tudo que vem para nos ajudar, como estes cursos, é importante pois dá a certeza de que a gente pode trabalhar e ganhar dinheiro, sustentando com dignidade nossa família”, relata Sandra.
Quem também solicitou mais cursos foi Eliane dos Santos. “Gostaria muito de poder fazer um curso de teatro. Por isso faço esta solicitação”, enfatizou.
A secretária de Assistência Social, informou que a Prefeitura estabeleceu parcerias importantes com organizações conceituadas visando oferecer cursos profissionalizantes em Ponta Porã. “Temos parcerias com o Senac, Sesi, Sebrae, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e com a Fundação Zahran. São parcerias que já estão proporcionando a muita gente a oportunidade de aprender uma profissão. Por isso que vamos continuar fazendo os investimentos necessários, atendendo inclusive os moradores das áreas rurais”, assegurou.