16.3 C
Amambai
quinta-feira, 15 de maio de 2025

Posse de Lula deve atrair metade do público do 1º mandato

2006-12-31 22:53:00

 A cerimônia de posse para o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, que acontece nesta segunda-feira (1º), deverá ser bem menor que a primeira. Em 2003, foram montados quatro palcos para a festa que contou com 70 mil pessoas.
Desta vez, será apenas um e são esperadas de 30 a 40 mil pessoas. As personalidades também estarão em menor número, ao contrário da primeira posse, que contou até mesmo com a presença do presidente de Cuba, Fidel Castro, avesso às cerimônias públicas internacionais por motivos de segurança pessoal.
A posse brasileira também coincide com o aniversário da revolução cubana, quando tradicionalmente Fidel Castro está em seu país. Há quatro anos, também, o secretário comercial do governo norte-americano, embaixador Robert Zoellick, foi enviado pelo presidente dos Estados Unidos, George Bush, para representá-lo na solenidade. A segurança no local contou com seis mil homens e 70 viaturas da Polícia Militar, 1,5 mil bombeiros, 200 policiais civis e 100 homens do Departamento de Trânsito.
O PT divulgou que cerca de mil ônibus de caravanas vieram de todo o país para aquela ocasião. Turistas de todo o país encheram os hotéis de Brasília. Um grupo de Alagoas dividiu o espaço de uma pousada. "O que dificulta é que não tem banheiro individual, mas vale a pena", disse na ocasião, à "Agência Brasil", Lílian Moreira, uma das viajantes. O irmão mais velho, Pedro Moreira, pedalou 2,7 mil quilômetros durante um mês. "O dinheiro só dava para a diária do hotel. Aí peguei uma bicicleta emprestada". Era tanta gente que o Partido dos Trabalhadores (PT) abriu a central Tele Posse com informações sobre hospedagens disponíveis. A ligação era gratuita.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 14 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete