21.1 C
Amambai
terça-feira, 20 de maio de 2025

Balança do produtor começa a funcionar em janeiro

2006-12-30 14:17:00

O programa Pesebem que instala balanças do produtor em frigoríficos começa a funcionar em Mato Grosso do Sul a partir de janeiro de 2007. A balança já está em fase de teste em dois frigoríficos de Mato Grosso do Sul, Friboi, em Campo Grande e no Bertim, em Naviraí.
 

O Pesebem, como é chamado, é uma forma de levar confiabilidade ao pecuarista e também melhorar o relacionamento entre produtor e frigoríficos. As balanças que estão sendo instaladas nos frigoríficos foram doadas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
 

O programa começou em Goiás com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), que já conta com seis balanças instaladas. Desde 2003 a FAEG vem desenvolvendo em parceria com frigoríficos do Estado. Além do estado de Goiás, o programa também está em São Paulo e Mato Grosso.
 

Conforme explica o coordenador do Pesebem da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Robson Souto, para o pecuarista fazer parte do programa é preciso fazer uma adesão. Em Goiás, já são cerca de 1.500 pecuaristas cadastrados.  “É uma ficha que ele precisa completar por e-mail, pessoalmente ou por telefone”, explica. O serviço custará R$ 1 por animal abatido.
 

Por enquanto, Mato Grosso do Sul tem duas balanças instaladas. Outras duas balanças também foram doadas pelo Fórum Nacional da Pecuária de Corte da CNA. “Nosso objetivo é instalar o maior número de balanças no Estado”, esclarece o coordenador do programa.
 

Como funciona?

Denominado PESEBEM, o programa trabalha com um software desenvolvido especialmente para este modo de conferência. Em associação a uma balança de tendal (suspensa) eletrônica e computadorizada idêntica à utilizada pelo frigorífico, os lotes abatidos são pesados duplamente, pela balança do frigorífico e pela balança do PESEBEM que fica dentro das plantas industriais. Ao final, é impresso um relatório do romaneio de todas as carcaças que passam pela balança do programa. A partir do relatório, o pecuarista tem a certeza do peso de seus animais.
 

Instaladas pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) e doadas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), as balanças são monitoradas por um software desenvolvido com exclusividade para o Pesebem. O objetivo é assegurar aos produtores a certeza do peso de seus animais, assim todas as dúvidas sobre a pesagem serão eliminadas garantindo a lucratividade para o produtor rural.
 

Serviço:

Para aderir ao programa, entre em contato com a coordenação do Pesebem, na FAMASUL, pelo telefone (67) 3326-6211 ou pelo e-mail: pesebem@famasul.com.br

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete