14.5 C
Amambai
domingo, 11 de maio de 2025

Bispo anuncia formalmente sua candidatura presidêncial

2006-12-25 13:29:00

O bispo católico paraguaio Fernando Lugo confirmou formalmente hoje sua renúncia ao estado clerical para apresentar sua candidatura presidencial ao pleito de 2008, à frente de uma coalizão opositora. "Pediram-me que lidere um projeto e hoje, neste 25 de dezembro, oficialmente tomo a decisão de me colocar a serviço do povo paraguaio por meio da política", afirmou Lugo.
O agora ex-bispo, que tem uma reconhecida trajetória de ação com os setores populares do centro do país, anunciou sua decisão em mensagem lida em sua casa de Encarnación, 370 quilômetros ao sul de Assunção.
"A decisão não foi fácil, mas não posso negar que é prazerosa", disse Lugo, de 55 anos, ao explicar que resolveu liderar um projeto que tem o objetivo de derrotar o Partido Colorado, no poder desde 1947, em 2008.
Lugo, que apresentou sua carta de renúncia na quinta-feira na Nunciatura de Assunção, após quase 30 de anos de vida sacerdotal, pediu a bênção da Santa Sé.
"Peço sua bênção, para esta tarefa. Pode me conceder, pode me negar e pode suspender minhas ações pastorais que é, exatamente, o que peço", disse.
Lugo acrescentou que com sua decisão cumpriu um dos preceitos da Constituição, que proíbe aos sacerdotes a candidatura presidencial.
O ex-bispo afirmou que está decidido a trabalhar pelo país para "pôr um ponto final definitivo a esta longa história de exclusão", cujos responsáveis, disse, "têm nomes e sobrenomes e são conhecidos por todos", em alusão ao Partido Colorado, que governa ininterruptamente o Paraguai desde 1947.
Após lembrar seu período como estudante e as perseguições sofridas por sua família por pertencer a um setor opositor ao Governo, o ex-bispo exortou as diferentes correntes ideológicas que integram a Concertação Nacional a buscar o consenso.
Essa plataforma foi criada em agosto por setores sociais, organizações independentes, sindicais e de esquerda com o respaldo das principais forças políticas representadas no Congresso.
"A ideologia está em segundo plano, não me sinto de esquerda nem de direita, do alto nem de baixo", ressaltou o ex-bispo, considerado a figura mais proeminente do setor progressista da Igreja Católica paraguaia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete