18.9 C
Amambai
sábado, 10 de maio de 2025

Próxima legislatura da Assembléia é renovada em 46%

2006-12-21 05:49:00

Onze deputados estaduais não retornam à Assembléia Legislativa na próxima legislatura, a partir de 1º de fevereiro, por diversas razões. As eleições de 2006 garantiram renovação de 46% na Casa de Leis.
Os deputados estaduais Dagoberto Nogueira Filho (PDT) e Waldir Neves (PSDB) alçaram vôos mais altos e, a partir do ano que vem, migram para o Congresso onde assumem como deputados federais. Ambos foram diplomados no dia 18 de dezembro.
O deputado estadual Sérgio Assis (PSB) também alçou vôo que não seria exatamente mais alto, mas ficará sem mandato. Assis foi candidato a vice-governador ao lado do senador Delcídio do Amaral (PT) na disputa pelo governo do Estado, na qual se saiu melhor o concorrente André Puccinelli (PMDB).
Já o deputado Roberto Orro (PDT) não reassume em 2007 porque foi o único que não se candidatou. Segundo ele esclareceu, a atitude não significa abandono da política partidária, mas apenas desilusão, que se espera, temporária. “Estou descontente com o quadro político atual”, disse.
Os demais: Bela Barros (PDT), Humberto Teixeira (PDT), Valdenir Machado (PRTB), Pastor Barbosa (PMDB), Semy Ferraz (PT), Raul Freixes (PTB) e Celina Jallad (PMDB) se candidataram a deputado (a) estadual, mas não se reelegeram. Do grupo, até o momento, a que está mais próxima de reassumir em 2007 é Celina. A deputada deverá assumir a vaga deixada pelo deputado estadual diplomado Carlos Marun (PMDB), que será secretário de Habitação do governo André.
Quanto à composição partidária da Assembléia, é prematura qualquer tentativa prévia de quantificar, pois a troca de partidos pós-eleições se encontra a pleno vapor.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete