21.7 C
Amambai
sexta-feira, 9 de maio de 2025

Explosão solar afeta parabólicas

2006-12-16 10:14:00

No último dia 13/12 o SOHO flagrou mais uma explosão solar. Esta foi classificada como X-3. Isso significa que foi uma das mais intensas dos últimos meses.
O Sol está atravessando uma fase de relativa calmaria, mas um pouco antes dessa explosão foi registrada uma outra explosão muito mais intensa (classificada como X-9, o topo da classificação). A diferença é que desta vez a explosão foi de frente. Nos dois casos houve ejeção de massa coronal — em outras palavras, a explosão foi tão intensa que um pedaço do Sol foi arrancado.
A explosão do dia 13 foi de frente, então são esperadas tempestades magnéticas, auroras e principalmente inteferências nos satélites para hoje e os próximos dias, assim que
esse naco do Sol colidir com o campo magnético da Terra.
Quem tem antena parabólica deve perceber uma queda na qualidade das imagens. Vários satélites devem ser postos em modo de segurança e outros devem sofrer "reboot" com a sobrecarga elétrica que deve ocorrer.
Nada muito mais grave que isso. E, como existem vários sistemas cobrindo os outros que possam falhar, é bem capaz que esses efeitos passem desapercebidos pela maioria da população. Os astronautas do Discovery também não devem sentir nada de grave. Em tempo: o Sol não deve sentir falta do pedaço que perdeu.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete