23.3 C
Amambai
domingo, 18 de maio de 2025

Agepen desarticula plano de fuga no EPAM

2006-12-14 11:17:00

Vilson Nascimento

Agentes da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) desarticularam, na manhã de ontem, quarta-feira, um plano de fuga no EPAM (Estabelecimento Penal de Amambai), identificaram os mentores da ação e inclusive, parte deles foram transferidos ontem mesmo para uma instituição prisional em Naviraí.
Segundo a administração do presídio, que é considerado de segurança mínima, os detentos, fazendo emprego de talheres, cavaram um buraco de aproximadamente 50 centímetros de espessura saindo do interior do banheiro do solário, dando acesso ao compartimento do setor de manuseio de crinas, onde reeducandos prestam serviços para uma fábrica de pincel. Para despistar os agentes carcerários, os detentos fizeram apenas um pequeno buraco na parede do banheiro e estava escavando por dentro da parede, deixando um espaço suficiente para a passagem. “Eles deixaram apenas as uma casca de concreto entre a parede do banheiro e na parede que dá acesso ao setor de beneficiamento de crina, com apenas um empurrão conseguiriam abrir o túnel”, disse Alexandre Ferreira, diretor do regime fechado do EPAM.
Segundo o diretor o plano dos detentos era utilizar o horário da visita desse domingo, 17, para realizar a fuga. “Eles pretendiam sair do solário para o setor de manuseio de crinas e de lá, que é uma região de pouca visibilidade para os guardas da guarita que realizam a segurança externa do presídio, cortariam a tela da oficina e saíram para o pátio, onde após quebrarem o cadeado do portão, ganhariam a rua, possivelmente sem serem vistos”, afirmou o administrador do presídio ao relatar que a geral realizada para descobrir o local por onde os detentos pretendiam fugir aconteceu depois que a direção do estabelecimento penal recebeu uma denúncia anônima, informando sobre o plano de fuga.
Mentores Identificados
Quatro mentores do plano de fuga foram identificados ainda na manhã de ontem e ontem mesmo, por determinação do Juiz Corregedor Substituto, Dr. Thiago Nagasawa Tanaka da 2ª Vara da Comarca de Amambai, três deles foram transferidos para um presídio em Naviraí.
São eles, Daniel Moraes Paredes de Coronel Sapucaia, preso por tráfico de drogas, Alaor Antunes Nogueira, preso em Amambai por força de mandado de prisão expedido pela Justiça de Piraguara no Paraná, Dezidério Benites de Coronel Sapucaia, preso por furto, homicídio e tráfico de drogas. Outro acusado de planejar a fuga, Adalberto Torales Sanábria, que é de Ponta Porã, mas está preso em Amambai por medida de segurança, já que estava sendo ameaçado de morte no presídio da cidade fronteiriça, permaneceu em Amambai tendo em vista que vai ser levado a júri popular em março do ano que vem em Ponta Porã pelo crime de homicídio. Segundo a administração do Estabelecimento Penal de Amambai existem indícios que pelo menos mais dois detentos tenham atuado no plano de fuga.
Superlotação
A exemplo de todo o sistema carcerário de Mato Grosso do Sul e do País, o Estabelecimento Penal de Amambai não foge à regra e está com a lotação muito acima de sua capacidade.
Hoje no regime fechado são 164 detentos ocupando um local com capacidade para abrigar apenas 67 presos. No regime semi-aberto, onde os reeducandos realizam trabalhos entre muros, são 34 internos e no regime aberto, onde o reeducando sair para trabalhar durante o dia e volta apenas para pousar à noite, são mais doze pessoas

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete