17.8 C
Amambai
domingo, 24 de maio de 2026

Amambai plantará área 20% menor que 2005

2006-12-12 07:35:00

Antonio Luiz

A safra 2005/06 foram plantados 36 mil hectares no município de Amambai e colhidos 50 mil toneladas que equivale a 835.200 sacas. Para a safra 2006/07 está previsto um plantio de 29 mil hectares no município  com estimativa de produção de 87 mil toneladas ou 1.450.000 sacas.

A queda na área plantada tem como principal motivo a falta de recursos e investimentos do governo além de um alto endividamento dos produtores o que desmotivou o setor e causou temor de novos prejuízos. Outro fator importante que influenciou na queda da área plantada foi a consciência de que nos anos anteriores muitos agricultores exploraram áreas com solo impróprio para o cultivo da soja.

Já a alta produtividade esperada é fruto de expectativa de que as  condições climáticas sejam favoráveis e a inabalável esperança da classe produtora no futuro, ainda que não esperem nada de um governo .

Segundo os especialistas, até que os preços no mercado internacional estão favoráveis – cerca de R$26 a saca – , os contratos futuro estão sendo firmados em condições razoáveis, porém a política cambial continua desfavorável ao agronegócio.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de maio de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete