22.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Higiene ainda é melhor forma de prevenir a dengue

2014-09-29 08:16:00

Apesar de intensas pesquisas na tentativa de encontrar medicamentos e vacinas capazes de controlar o avanço da dengue, a higiene e limpeza de casas, quintais e terrenos continua sendo a melhor forma de evitar a doença, que, somente este ano, já matou três pessoas em Mato Grosso do Sul. Especialistas defendem os estudos, mas são unânimes em afirmar que os cuidados de cada cidadão é que, de fato, fazem a diferença.

Em visita a Campo Grande para uma palestra na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o professor Nuno Santos, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, falou de pesquisas em andamento que podem, num futuro próximo, culminar em tratamentos específicos para dengue, com uso de remédios e injeções. Mesmo em fase inicial, o especialista acredita que será possível formular moléculas capazes de combater o vírus, ainda que este já esteja instalado no corpo humano.

O professor destaca, ainda assim, que a forma mais eficaz de combater a dengue e a proliferação do mosquito Aedes aegypti é a limpeza. “As campanhas de prevenção, os cuidados diários, os serviços de saúde pública e evitar a proliferação do mosquito ainda são a melhor forma de combater a doença”, sustentou.

O médico infectologista e diretor da FundaçãoOswaldo Cruz em MS, Rivaldo Venâncio, também é da mesma opinião. O especialista afirma que “o ideal é que não houvesse as condições ambientais que possibilitassem a reprodução do mosquito, ou seja, resíduos nos quintais, acúmulo de água parada. O ideal é que cada um cuide da sua casa”, afirmou. Ele pondera, no entanto, que, “na falta desses cuidados, precisamos da vacina”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete