27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vacinação contra a gripe começa no dia 22 de abril em todo o País

2014-04-05 13:59:00

A campanha de vacinação contra gripe começa em todo o país no dia 22 de abril, e se estenderá até 9 de maio. Neste ano, a iniciativa ampliou a cobertura facilitando o acesso a crianças de seis meses a até 5 anos. No ano passado, o público infantil se restringia à faixa etária de seis meses a dois anos. Em 2013, crianças até 5 anos representaram 26% das internações por gripe. "[A criança] é beneficiada individualmente, porque vai ficar mais protegida e produz um efeito secundário importante: ao ser vacinada, ela deixa de ser uma possibilidade de transmissão para um idoso, uma pessoa com doença crônica que mora entro da casa", ressaltou o secretário de vigilância em saúde, Jarbas Barbosa.

Os demais grupos prioritários foram mantidos: pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, profissionais da saúde, presos e funcionários do sistema prisional, grávidas, mulheres até 45 dias após o parto e pessoas com doenças crônicas. O dia de mobilização nacional será em 26 de abril. Ao todo, serão distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina, disponíveis em 65 mil postos de vacinação em todo o país. Para o Estado de São Paulo, serão enviadas 12,7 milhões de doses.

A meta é alcançar 80% da população – alvo da campanha, que totaliza 49,6 milhões de pessoas. O custo da campanha é de R$ 14 milhões. "O objetivo da vacinação não é eliminar a doença. (…) tem países que usam essa vacina há 60 anos e continuam a ter influenza. O objetivo então é reduzir complicações, casos graves e óbitos", resumiu Barbosa. "Temos um período ideal [para aplicar a vacina], que tem a ver com a entrada do inverno, o confinamento das pessoas em ambientes fechados e portanto, o aumento da transmissão da doença", explicou o ministro Arthur Chioro (Saúde).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete