2012-01-27 14:15:00
Comer frituras pode não ser ruim para o coração contanto que se utilize azeite de oliva ou óleo de girassol para fazê-las, dizem os especialistas.
De acordo com informações divulgadas pela BBC, estudo não encontrou qualquer aumento do risco de doença cardíaca ou de morte prematura com relação aos alimentos que haviam sido preparados desta forma.
Mas os pesquisadores enfatizam que suas descobertas, obtidas com o estudo da dieta típica espanhola em que estes óleos "saudáveis" são encontrados em abundância, não se aplicam à banha de porco ou a outros óleos.
Quando o alimento é frito, ele torna-se mais calórico porque a comida absorve a gordura dos óleos.
E os especialistas sabem que comer alimentos muito carregados de gordura pode aumentar a pressão arterial e causar níveis elevados de colesterol, que são fatores de risco para as doenças cardíacas.
Para o estudo, os pesquisadores da Universidade Autônoma de Madrid pesquisaram 40.757 adultos sobre sua dieta.
Os participantes foram questionados sobre que tipos de alimentos eles comiam durante a semana típica e como estes alimentos eram preparados e cozidos.
Nenhum dos adultos tinha qualquer sinal de doença cardíaca no início do estudo que durou 11 anos, mas até o final dele 606 eventos de doença cardíaca e 1.134 mortes haviam ocorrido.
Quando os pesquisadores observaram estes eventos cardíacos em detalhe, eles não conseguiram encontrar qualquer ligação com as frituras na dieta.
Isso, eles acreditam, depende do tipo de óleo no qual o alimento é cozido.
Em um editorial de acompanhamento, o professor Michael Leitzmann da University of Regensburg, na Alemanha, disse: "No seu conjunto, o mito de que alimentos fritos geralmente são ruins para o coração não é apoiado por evidências disponíveis.
No entanto, isso não significa que comer frituras com frequência não vá causar danos à saúde com o tempo.
O estudo sugere que aspectos específicos das frituras são relevantes, como o óleo usado, juntamente com outros aspectos da dieta".
As dietas do Mediterrâneo têm sido saudadas como saudáveis, com baixo teor de gordura, alto teor de frutas frescas ricas em fibras e legumes, bem como peixe fresco.
E vários estudos como este têm mostrado que uma dieta equilibrada como esta pode reduzir o risco de doenças como o câncer e as doenças cardíacas.
Victoria Taylor, uma nutricionista especialista em saúde cardíaca da British Heart Foundation, disse que é necessário lembrar que este estudo foi realizado com uma dieta mediterrânea, que pode ser diferente da dieta que utilizamos, assim, não podemos garantir que o resultado seria o mesmo.
"Os participantes deste estudo utilizaram gorduras insaturadas como o azeite e o óleo de girassol para fritar seus alimentos.
Atualmente, recomendo trocar as gorduras saturadas, como a manteiga, a banha ou o óleo de palma pelas gorduras insaturadas, como forma de manter seu colesterol baixo e este estudo dá ainda mais motivos para fazer essa mudança.
Independentemente dos métodos de cozimento usados, consumir alimentos com alto teor de gordura significa ter uma ingestão calórica elevada.
Isto pode levar ao ganho de peso e à obesidade, que é um fator de risco para as doenças cardíacas.
Uma dieta bem equilibrada, com muitas frutas e vegetais e apenas uma pequena quantidade de alimentos ricos em gordura, é melhor para um coração saudável", disse ela.











