20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Cafeína ajuda a prevenir o câncer de pele

2011-08-17 15:48:00

A cafeína possui muitas virtudes contra os cânceres de pele, confirma um estudo realizado com cobaias e publicado nesta segunda-feira, que explica o mecanismo protetor em nível molecular.

Os cientistas, entre eles o Dr. Masaoki Kawasumi, da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado de Washington, em Seattle (noroeste dos EUA), o principal autor da pesquisa, modificaram ratos geneticamente para reduzir em sua pele a função da proteína ATR.

A proteína desempenha um papel significativo na multiplicação das células da pele danificadas por raios ultravioleta do sol.

Estudos precedentes já haviam demonstrado que a cafeína inibia a ATR. Com a proteína neutralizada, essas células seriam destruídas.

Nas experiências com ratos, os que tiveram a ação da ATR fortemente reduzida obtiveram resultados melhores que os outros roedores do grupo que serviu de cobaia. Expostos a raios ultravioleta, eles desenvolveram tumores de pele se três semanas mais tarde do que os demais.

Após 19 semanas de exposição aos raios ultravioletas, os ratos geneticamente modificados tinham 69% menos tumores de pele, e quatro vezes menos cânceres agressivos, precisam os autores dos trabalhos publicados pela revista Proceedins of the National Academy of Sciences (PNAS).

A persistência da irradiação acabou por danificar as células da pele dos ratos geneticamente modificados após 34 semanas.

Os resultados indicam que os efeitos protetores da cafeína contra os raios ultravioletas, já documentados em estudos precedentes, explicam-se provavelmente pela neutralização da proteína ATR durante o estágio pré-canceroso, antes que o tumor da pele se desenvolva totalmente, destacam os cientistas.

Segundo eles, aplicações de cafeína na pele poderiam contribuir para impedir o aparecimento de cânceres. Além disso, a cafeína absorve os raios ultravioleta, agindo como um protetor solar.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete