26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Transmissão de HIV pode ser evitada com comprimido diário

2011-07-25 09:15:00

Portadores de HIV poderão comemorar mais um novo feito. É que uma droga antiAids desenvolvida para combater o HIV poderá ser utilizada para diminuir o risco de infecção entre os casais heterossexuais.

Estudos realizados na África com casais da Quênia investigou mais de 5 mil, sendo um positivo e outro negativo, e mostraram que as infecções pelo vírus tiveram redução de 62%.

Os parceiros negativos tomaram o Tenofovir, ou Viread, da Gilead Sciences Inc's. Para aqueles que ingeriram Tenofovir e a Emtricitabina, o risco de infecção foi cortado em 73 por cento no ensaio clínico.

Para a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, os novos estudos, bem como a criação dos instrumentos eficazes contra o HIV, são necessários. “Os estudos podem ter um impacto enorme na prevenção da transmissão heterossexual”, disse.

Outra pesquisa foi realizada com pouco mais de 1.200 homens e mulheres sexualmente ativos em Botsuana, e identificou que tomar um Truvada por dia reduziu o risco de infecção pelo HIV em 62,6%.

Ronaldo de Jesus Costa, farmacêutico bioquímico, tutor do Portal Educação, explica que o Truvada é uma combinação de Tenovir e Emtricitabina, análogos de Adenosina e Citidina, respectivamente.

Eles fornecem bases nitrogenadas equivocadas para a construção da transcriptase reversa. Para o tutor existem dois pontos a ser considerados na pesquisa.

“Primeiro, a possibilidade de acesso a esses medicamentos em países pobres, segundo os efeitos adversos causados, que podem dificultar a adesão a um tratamento eterno, embora esses efeitos sejam leves, como diarreia, dor de cabeça e náuseas, na maioria das vezes”, ressalta Costa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete