19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Refrigerante diet não ajuda na dieta e traz riscos à saúde

2011-07-22 10:15:00

Dois novos estudos apresentados na última semana em uma conferência da Associação Americana de Diabetes associam a ingestão de refrigerantes diet ao aumento da circunferência abdominal e das taxas de açúcar no sangue, ou seja, a malefícios para a saúde.

No primeiro deles, realizado pelo Centro de Saúde da Universidade do Texas, 474 pessoas foram divididas em dois grupos: um com as pessoas que consumiam dois ou mais refrigerante diet por dia e outro com pessoas que não ingeriam esse tipo de bebida.

Depois de 10 anos sendo acompanhadas, revelou-se que os participantes do primeiro grupo tiveram um aumento na circunferência abdominal 70% maior que os outros.

A segunda pesquisa, de acordo com o site My Health News Daily, mostrou que o aspartame, um adoçante utilizado em bebidas diet, aumentou os níveis de açúcar no sangue de camundongos propensos à diabetes.

Os dados deste e de outros estudos semelhantes sugerem que a promoção dos refrigerantes diet e adoçantes artificiais como alternativa saudável pode ser mal aconselhada. Eles podem ser isentos de calorias, mas não das consequências — disse a pesquisadora e professora de Medicina da Universiadade do Texas, Helen P. Hazuda.

Segundo os pesquisadores, a gordura abdominal é um fator de risco para a diabetes, doenças vasculares, câncer e outras condições crônicas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete