22.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Substância similar à maconha explica gula por comidas gordurosas

2011-07-09 10:48:00

Estudos recentes mostraram que a batata frita é um dos principais vilões do ganho de peso. A revelação não é tão surpreendente, mas, alguma vez você já se perguntou por que não consegue comer apenas uma batata ou um salgadinho?

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia e publicada no informe de saúde UC Health revelou que as gorduras presentes nestes alimentos os tornariam quase irresistíveis por desencadear o mecanismo biológico que controla a nossa gula. Os endocanabinoides, substâncias produzidas pelo intestino e similares a componentes da maconha, são ativados e responsáveis pelo comportamento.

Segundo o coordenador do estudo Daniele Piomelli, a produção inicia a liberação de substâncias digestivas ligadas à fome e a saciedade que nos obrigam a comer mais. No entanto, o processo só foi confirmado durante a ingestão de gorduras, pois açúcares e proteínas não têm o mesmo efeito.

Esta é a primeira demonstração de que os sinais dos endocanabinoides no intestino tem um papel importante na regulação da ingestão de gordura — disse o pesquisador, que utilizou ratos na experiência.

De acordo com o professor, do ponto de vista evolutivo dos animais, há uma necessidade de consumir gorduras, que são escassas na natureza, mas essenciais para o funcionamento celular adequado. Na sociedade humana contemporânea, porém, as gorduras estão prontamente disponíveis e a nossa "ativação inata" para ingeri-las pode levar à obesidade, diabetes e câncer.

As descobertas sugerem que seria possível tratar o problema bloqueando a atividade endocanabinoide, usando, por exemplo, drogas que "entopem" os receptores das substâncias. Uma vez que essas drogas não precisariam entrar no cérebro, o tratamento não causaria efeitos colaterais como ansiedade e depressão.

O trabalho é pioneiro e mostra novos alvos para tratamentos contra a obesidade e outras doenças.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete