24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Inverno agrava alergias respiratórias

2011-07-08 15:15:00

Com a chegada do inverno, muitas pessoas, especialmente crianças e idosos, são acometidas pelas crises comuns nesta época do ano. Tosse, coriza, coceira nos olhos e garganta e até mesmo na pele, são sintomas das crises alérgicas. Pouca gente sabe, mas as principais doenças que surgem com as baixas temperaturas são as respiratórias, que atingem de 20 a 25% da população.

As doenças de inverno mais comuns são: asma, rinite, sinusite, gripe, resfriado e bronquite e os agentes causadores são, basicamente, o mofo e a poeira. Dessa forma, a melhor maneira de prevenir é ficar longe desses alérgenos.

Os principais vilões do frio são os ambientes fechados e roupas guardadas há muito tempo, que facilitam a proliferação de vírus e fungos. Dentre os problemas alérgicos de inverno destacam-se a asma e a rinite. De acordo com a ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, a asma atinge 10% da população brasileira e é responsável por 400 mil internações hospitalares por ano e 2 mil óbitos. Sem contar com os vários transtornos causados no dia-a-dia como faltas ao trabalho e à escola. No caso da rinite alérgica existe uma relação muito estreita com a asma, sendo considerada um importante fator de risco. Aponta-se que 78% dos pacientes com asma têm, também, rinite alérgica e as duas doenças podem ser desencadeadas pelos mesmos alérgenos, que podem ser polens, mofos, pêlos de animais, os ácaros da poeira de casa e a barata.

Os especialistas da ASBAI recomendam que a melhor maneira de se ver livre dessas doenças e passar o inverno tranqüilo é a prevenção. As principais recomendações são: manter os ambientes de casa e do trabalho limpos, trocar os lençóis de cama uma vez por semana, evitar fumaça de cigarro e odores fortes como perfumes de limpeza da casa, manter uma alimentação saudável, rica em verduras, frutas e legumes, e tomar muita água.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete