25.4 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Consumo de maconha prejudica memória e autocontrole

2011-07-05 15:48:00

O quanto mais se fuma maconha, maior a propensão de sofrer danos mentais. É o que aponta estudo da Unifesp, Universidade Federal de São Paulo, feito com 173 usuários crônicos da droga.

Foram aplicados testes de atenção, memória e de raciocínio em pessoas que usavam, exclusivamente, a droga por cerca de dez anos.

Os pesquisadores compararam os resultados com os de um grupo de não usuários. Foi constatado um desempenho inferior do primeiro grupo em relação ao segundo.

A coordenadora do estudo, a neuropsicóloga Maria Alice Fontes, explica que os consumidores de longos períodos mostraram maior dificuldade no armazenamento de informação e na capacidade de organização e planejamento.

"Nós vimos que as pessoas tinham uma capacidade de armazenamento de memória inferior aquelas que eram os usuários mais tardios e aquelas que eram os controles. Quanto pior a capacidade de memória, maior eram os anos de uso que aquela pessoa tinha feito de maconha."

A neuropsicóloga alerta que o uso precoce da maconha pode causar maior prejuízo. Isso ocorre, porque o cérebro está em fase de amadurecimento.

"O cérebro só termina o seu amadurecimento no final da adolescência, por volta dos 20 anos de idade.

Então todos os danos que são causados no cérebro, muito precoce, na verdade desde que uma mãe use maconha e isso pode estar interferindo no desenvolvimento do feto. O quanto mais precoce, mais graves são os problemas."

De acordo com a especialista Maria Alice Fontes, esses resultados só foram possíveis pela grande amostra de pessoas que usavam apenas maconha durante anos.

O Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Saúde Mental, oferece tratamento e acompanhamento a dependentes de maconha nos CAPS, Centros de Atenção Psicossocial.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete