15.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Amamentação e dieta saudável para emagrecer depois da gravidez

2011-07-04 10:48:00

Voltar à forma depois da gravidez é um desafio para a mulher. Segundo a médica ortomolecular Liliane Oppermann, o normal é que a mulher engorde de 9 a 14 kg durante a gestação.

O quanto complicado será retornar ao peso ideal após a gravidez depende de vários fatores, como quantos quilos a mulher engordou, a sua idade, seu nível de atividade física, se está amamentando ou não e se apresentou ou não alguma intercorrência no parto — explica.

É evidente que a velha fórmula exercícios físicos + dieta seria eficiente também nestes casos, porém, durante um período determinado pelo tipo de parto, a prática de atividades e as dietas não são aconselhadas, o que torna ainda mais difícil perder os quilinhos a mais adquiridos durante a gravidez.

Se a mulher teve uma gestação saudável, sem hipertensão, sem obesidade (no máximo sobrepeso), sem diabetes gestacional e fez parto normal, em uma semana já pode começar a caminhar. Porém, se ela teve de ser submetida à cesariana e não teve intercorrências, deve esperar pelo menos 15 dias para começar a praticar uma caminhada bem leve.

No entanto, de acordo com Liliane, exercícios mais pesados só poderão ser feitos pelas recém mamães depois de um mês, para quem fez parto normal, e 45 dias, para quem fez cesariana.

A solução seria, portanto, cuidar da alimentação, porém, claro que, em função da amamentação, sem dietas radicais. Conforme a médica, a dieta ideal da mulher após a gestação deve ser composta por proteínas (1 grama para cada quilo de seu peso), fibras, frutas, vegetais e muita água.

Se você quer realmente emagrecer, não use a gravidez e os cuidados com o bebê como desculpa para relaxar. Aproveite esse período para corrigir a alimentação. É importante destacar que é preciso diminuir as calorias, mas não podem faltar nutrientes — alerta.

Além do cuidado com a alimentação, a médica afirma que amamentar é uma boa maneira de perder peso neste período.

Uma das principais razões do ganho de peso durante a gravidez é o armazenamento de energia calórica para amamentar o seu bebê. Depois que ele nascer, amamentá-lo pode queimar de 200 a 500 kcal por dia — revela.

Confira mais algumas dicas da médica:
Cuidado com o sal: consuma produtos com baixo teor de sódio, pois retêm líquidos e pode provocar inchaço.

Seja paciente: não espere usar aquela calça jeans favorita de um dia para o outro.

Durante a gravidez, não deixe de se exercitar. A atividade física reduz dores nas costas, ajuda na postura, fortalece os músculos e alivia o estresse. Mas, converse com seu médico antes de começar.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete