21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ronco do parceiro faz pessoa perder três semanas de sono por ano

2011-06-23 10:15:00

Há cerca de dois anos, os roncos barulhentos de Thales Pinheiro Lins Júnior, de 34 anos, passaram a atormentar o sono da esposa.

Após muitas reclamações da companheira e ao constatar que o problema também afetava sua disposição no dia seguinte, o advogado procurou ajuda médica:

"Eu tinha percebido que estava roncando bastante, com relatos da minha esposa de que havia incômodo. Ele percebia que acordava em razão dos meus roncos.

E diante desse histórico e aliado a outras situações como, por exemplo, um aumento muito grande de peso e de taxa de colesterol, nós procuramos fazer não só uma dieta e uma procura específica de um médico de distúrbio do sono."

O tormento dos roncos altos vivido pelo casal é mais comum que se pensa e pode afetar a saúde não só da pessoa que sofre do distúrbio.

Uma pesquisa da British Lung Foundation revelou que uma em cada três pessoas perde o equivalente a 23 dias de sono, a cada ano, por conta do ronco barulhento do companheiro ou companheira. O problema atrapalha as noites de 39% dos adultos ouvidos pelo estudo.

O otorrinolaringologista do Hospital da Lagoa, do Rio de Janeiro, Lucas Leme, alerta que roncar alto pode evoluir para a apneia, que é a suspensão do sono por falta de oxigenação, causada pelo relaxamento dos músculos da garganta. O distúrbio pode ocasionar doenças como hipertensão, obesidade e problemas cardíacos.

"Além do ronco que seria só um estreitamento, mas ainda havendo ventilação, você começa realmente a ter o fechamento.

E isso é muito grave porque isso chega a causar queda de oxigenação no organismo e começa a ter repercussões. A gente, hoje em dia, tem diversas doenças associadas ao problema, como a hipertensão, a própria obesidade.

As pessoas tendem a engordar quando fazem apneia, porque dormem mal, não têm disposição, estão sempre famintas porque o cérebro não dormiu."

De acordo com o especialista, as pessoas que roncam devem procurar ajuda médica o quanto antes para evitar a apnéia.

Exercícios físicos aeróbicos, como a caminhada e a corrida, também são recomendados, pois fortalecem a musculatura da garganta.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete