21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Duas doenças sexualmente transmissíveis

2011-06-21 10:48:00

Duas doenças sexualmente transmissíveis "clamídia e SÍFILIS" têm em comum serem facilmente tratáveis por antibióticos e evitadas pelo uso da CAMISINHA, que também previne contra outras DSTS (doenças sexualmente transmissíveis).

Sem tratamento, a clamídia ginecológica pode levar uma mulher jovem à esterilidade, o que não acontece na SÍFILIS não tratada.

Mas, na gravidez de gestante sifilítica, podem ocorrer aborto espontâneo, bebê natimorto (25%) ou nascimento de bebê com baixo peso (13%), segundo a Organização Mundial da Saúde.

Os 344 mil casos notificados de clamídia em 2009, na Europa, colocam essa infecção como uma das mais frequentes no continente europeu.

Cerca de 88% das notificações originaram-se de só quatro países (Dinamarca, Noruega, Suécia e Inglaterra), o que não significa que nos demais países europeus ela não esteja presente. Apenas não foram notificadas.

Segundo recente relatório do Centro para a Prevenção e Controle de Doenças da União Europeia, três quartos dos pacientes afetados pela doença (258 mil) são jovens entre os 15 e 24 anos, em sua maioria do sexo feminino.

Grande parte dos portadores de clamídia pode permanecer assintomática e sem tratamento e transmitir a infecção a novos parceiros, que por seu lado também entram na cadeia de transmissão da doença entre a população.

A gestante portadora de SÍFILIS também pode se tornar uma disseminadora da doença se o problema não for identificado durante a sua gravidez.

A Organização Mundial da Saúde estima a existência de mais de 2 milhões de gestantes com SÍFILIS ativa no mundo, a cada ano.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete