13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Saiba como preservar sua saúde nas férias

2011-06-17 13:48:00

Surtos de sarampo e de bactéria letal na Europa preocupam os viajantes que tem esse destino. A saída é a prevenção.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, já foram registrados mais de 6,5 mil casos de sarampo em 33 Países, mas o mais atingido é a França com cerca de cinco mil casos e 06 mortes.

De acordo com o Médico especialista, Luis Fernando Corrêa, em entrevista ao Bom Dia Brasil, o sarampo não é uma doença benigna, principalmente para os adultos, pois pode dar meningites ou encefalites , podendo, em alguns casos, até leva a morte um adulto jovem em função da reação imunológica.

Nas crianças, é uma doença menos grave, mas também pode ter consequências graves.

Diante desse cenário a recomendação do Ministério da saúde para os viajantes brasileiros é que estejam vacinados contra o sarampo (Vacina Tríplice Viral que inclui rubéola e caxumba).

A recomendação é válida mesmo para os que têm como destino os Estados Unidos e outras nações da Américas, pois, no período de férias, a circulação de turistas aumenta em todas as partes do mundo.

Se você não lembra se tomou a vacina e se não tem certeza se teve a doença e vai viajar, o indicado é fazer a vacina. Os indivíduos que já tiverama doença estão imunizados para o resto da vida, mas não há problema em tomar a vacina.

No caso da bactéria – Escherichia coli – que provoca diarréia severa e problemas renais, cujo foco é a Alemanha , já são mais de 15 países afetados, com 31 óbitos.

A recomendação é reforçar os cuidados com a higiene pessoal, uma vez que, de acordo com a OMS, a bactéria pode ser transmitida de uma pessoa para outra pelo contato de mãos mal lavadas ou material fecal.

Dessa forma, é aconselhável lavar as mãos antes das refeições , depois de usar o banheiro , depois de ter contato com animais, ao preparar e tocar alimentos e evitar a ingestão de alimentos crus, considerando que os atuais suspeitos são os brotos vegetais.

Cabe destacar que no Brasil não foi registrado nenhum caso da bactéria letal e em relação ao sarampo, o país só teve 11 caso este ano e todos importados, segundo o Ministério da Saúde.

Mais dicas e sobre o sarampo:
Quem estiver viajando e suspeitar que contraiu a doença procure o médico ates de voltar.

A vacina tríplice é oferecida pelo Ministério da Saúde para pessoas de até39. Essa limitação de idade é porque se acredita que seja pouco provável que os indivíduos acima dessa faixa jamais tenha contraído sarampo.

O ideal é tomar a vacina até dez dias antes de embarcar, prazo mínimo para produzir imunidade. Mas se não for possível fazer nesse prazo vacine-se assim mesmo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete