19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Brotos germinados podem representar riscos à saúde

2011-06-16 10:15:00

Os brotos germinados de lentilhas, alfafa, soja, trevo vermelho, trigo, rabanete, funcho, que estão na "moda" nos últimos anos e provável origem da epidemia de diarreia que já deixou 30 mortos na Europa, podem ser fontes de infecções alimentares.

Entre 1973 e 2005, o ministério canadense da Saúde registrou "pelo menos 37 surtos de doenças" vinculados a brotos de feijões germinados no mundo.

Na maioria dos casos, as doenças foram causadas por bactérias Escherichia coli (E. coli) ou salmonelas.

Em 1996, no Japão, brotos de rabanete germinados foram apontados como responsáveis pela contaminação de milhares de pessoas pela bactéria E. coli O157:H7.

Entre os alimentos envolvidos em epidemias de E.coli entero-hemorrágica (ECEH), como a que afeta a Alemanha, está a carne mal cozida e produtos lácteos fabricados com leite cru.

Mas episódios epidêmicos também são "cada vez mais frequentemente associados ao consumo de frutas e legumes", destacou a Organização Mundial da Saúde (OMS), citando as alfaces, a couve crua, diversas verduras cruas e os brotos germinados.

De fato, a maioria dos brotos germinados são consumidos crus ou cozidos de forma insuficiente — como no caso do feijão mungo — para que a bactéria seja destruída. A contaminação, provocada por contato com fezes de ruminantes, pode ocorrer em uma etapa ou outra da produção, através da adubação ou da água contaminada.

Segundo a OMS, as investigações durante epidemias anteriores mostraram que "os agentes patogênicos encontrados nos brotos germinados proveem provavelmente dos próprios brotos", contaminados "nos campos ou durante a colheita, da conservação ou do transporte".

Durante a germinação, quando se forma a plântula (embrião vegetal), um pequeno número de agentes patogênicos presentes na superfície dos grãos pode se desenvolver rapidamente e chegar a ser suficientemente numerosos para provocar uma doença — emendou.

As bactérias podem permanecer latentes durante meses nos grãos e a população bacteriana pode se multiplicar por 100 mil durante a germinação — explicou Stephen Smith, microbiologista do Trinity College de Dublin
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete