21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Medidas de prevenção amenizam sintomas da rinite alérgica

2011-06-15 11:35:00

Quem tem rinite costuma se queixar, e não sem razão: espirros, coceiras, coriza, congestão nasal e desconforto são sintomas que incomodam bastante em qualquer situação.

A doença é uma condição normalmente herdada e seu tipo mais conhecido – o de fundo alérgico — tem alta incidência na população, atingindo cerca de 40% dos que sofrem com o problema.

Muitas pessoas que têm rinite acreditam estar sempre resfriadas ou gripadas, mas isso não é verdadeiro.

Outras, não buscam tratamento porque sempre ouviram dizer que rinite não tem cura, porém, ela é uma doença de evolução crônica que atrapalha bastante a qualidade de vida do paciente, por isso ele não pode se "conformar" a viver com ela — explica o médico alergista Giovanni di Gesu.

A rinite é uma reação inflamatória da mucosa que reveste as cavidades nasais que muitas vezes tem origem alérgica. Entre as causas da comorbidade, estão uma série de fatores, como o pólen das plantas que desencadeia a rinite típica de primavera.

Já nas estações frias, a causa mais comum é a exposição a ácaros, fungos e mudanças de temperatura. Segundo o médico, há muitas pesquisas que indicam que o ácaro seria o maior dos motivador da rinite.

Quando a temperatura está baixa, as pessoas se fecham mais um suas casas, criando ambientes propícios para o desenvolvimento destes agentes — afirma.

Já em relação às mudanças bruscas de temperatura, a mucosa nasal responde aos estímulos externos, pois é muito vascularizada, e uma pessoa afetada por um processo alérgico tem uma sensibilidade maior e acaba desenvolvendo um aumento dos sintomas — complementa.

O tratamento da doença é determinado após diagnóstico do médico e investigação sobre a qual fator o paciente é sensível. A partir daí, normalmente usa-se antialérgicos, medicamentos para evitar crises e amenizar os sintomas, além de medidas de prevenção.

Prevenção
A maioria dos pacientes que têm rinite alérgica precisa, além de se medicar, ficar atento a algumas medidas de prevenção no ambiente onde vivem. Elas são parte importante do tratamento, de acordo com Giovanni. Confira as dicas do médico e previna-se:

Mantenha a casa bem arejada;

Tenha um quarto simples, sem muitas coisas. Assim será mais fácil de limpar, evitando a poeira;

Mantenha roupas, livros e outros objetos dentro de armários;

Limpe o ambiente com pano úmido;

Se tiver animais domésticos, não deixe-os entrar no seu quarto. Dormir com eles, então, nem pensar;

Revista os cobertores com capas laváveis e troque as roupas de cama duas vezes por semana;

No quarto das crianças, evite exagero em relação a enfeites, almofadas, brinquedos e bichinhos de pelúcia. Dê preferência aos laváveis.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete