24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Em MS, vacinação contra paralisia infantil começa dia 18

2011-06-10 14:15:00

Em Mato Grosso do Sul, o objetivo é imunizar 206.035 crianças menores de 5 anos contra a paralisia infantil. A primeira etapa da campanha começará no dia 18 de junho, já a segunda, segundo o Ministério da Saúde, é no próximo dia 13 de agosto.

A primeira etapa no estado termina no dia 22 de junho. Em MS serão utilizadas nessa etapa 288.460 doses da vacina. A vacinação acontecerá em todos os postos de saúde dos municípios, entre fixos e móveis. Na campanha, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) atua na distribuição das doses da vacina às Secretarias Municipais de Saúde e no monitoramento dos índices de imunização.

Para as duas fases da campanha em todo o Brasil, o Ministério da Saúde investiu R$ 46,6 milhões, na compra e distribuição das vacinas. Mais R$ 20,2 milhões foram transferidos para os fundos de saúde das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. A campanha de mídia da primeira fase começa a ser exibida no dia 12 de junho, em âmbito nacional. A da segunda etapa, em 7 de agosto.

Pólio

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando porque a doença não foi erradicada em todo o mundo. Segundo OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

A pólio é uma infecção transmitida por meio do contato com um portador do vírus da doença ou então com fezes humanas. Os sintomas principais são: febre, mal-estar, dor-de-cabeça e em alguns casos incapacidade de mexer os membros.

Campanha contra sarampo

Além da segunda etapa da vacinação contra pólio prevista para 13 de agosto, também haverá na mesma data a Campanha de Seguimento contra sarampo. A mobilização para o combate as duas doenças encerram em 16 de setembro. Essa campanha de “seguimento” costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção contra a doença e manter o Brasil longe do risco de epidemias.

Nesse ano, até o mês de maio foi confirmada no Estado apenas uma ocorrência de sarampo. O caso se enquadra no perfil de pessoas não vacinadas que viajaram para o exterior ou que tiveram contatos com viajantes portadores da doença.

Vale lembrar que a primeira fase de vacinação, contra o sarampo só acontece em oito estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas. Nesse caso, a vacinação também iniciará no dia 18 de junho, paralelo a ação contra paralisia infantil. Segundo o Ministério da Saúde desde o inicio do ano há um surto da doença na Europa e a medida vem atender a necessidade de proteger as regiões brasileiras com maior fluxo turístico.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete