19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

AIDS: Brasil comemora avanços no combate à doença

2011-06-07 16:48:00

No ano em que se celebra os 30 anos de combate a aids, o Brasil assume seu papel de pioneirismo e liderança. O País mostra as conquistas e também a disponibilidade para ajudar as demais nações, sobretudo os mais pobres, a enfrentar a doença.

No entanto, o Ministério da Saúde alerta que é fundamental manter essa atitude e lembrar, principalmente, aos jovens a importância da prevenção.

O diretor adjunto do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa, explica porque a juventude acaba se tornando vítima do HIV.

"Os jovens nas últimas pesquisas apontam que eles têm um alto grau de conhecimento sobre a infecção, forma de prevenção.

Porém, as mesmas pesquisas apresentam que eles estabelecem relações de confiança num período muito curto e na medida que eles estabelecem essa relação de confiança eles deixam de usar esse preservativo .

Então, o nosso desafio é continuar disponibilizando preservativo, é continuar oferecendo a informação, é trabalhar com a juventude para que ela tome uma atitude.

E isso não é o governo que tem que fazer são atitudes individuais para mudança da epidemia no Brasil."

O Brasil é referência mundial na prevenção e tratamento do HIV. Hoje 210 mil brasileiros são tratados contra a AIDS de forma gratuita pelo SUS.

Atualmente, o País produz dez dos 20 medicamentos do coquetel que é distribuído a esses pacientes. Na questão da prevenção, somente em 2011, mais de um bilhão e 400 milhões de preservativos serão distribuídos.

Também a lei sancionada pela presidenta Dilma prevê a doação de dois dólares para cada bilhete aéreo internacional à Unitaid, Central Internacional para Compra de Medicamentos, sem que haja cobrança de taxa adicional aos passageiros.

Além disso, o Ministério da Saúde repassa recursos aos Estados e aos municípios para ampliar a rede de acolhimento, tratamento e prevenção contra a AIDS.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete