24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Pele precisa de cuidados mesmo nos dias frios e úmidos

2011-06-04 11:26:00

 

Joandra Alves

 Assim como no verão a pele merece cuidados no inverno, com a mudança no clima os hábitos mudam e o vento seco e o frio acabam danificando a pele. A proteção com filtro solar neste período é muito importante, apesar de o sol parecer inofensivoa radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte.

Segundo a esteticista Viviane Toledo, no inverno a pele também deve ser hidratada com cremes até mesmo as peles oleosas. “No inverno a pele fica ressecada e ásperas por isso precisam se hidratadas. Pessoas com pele oleosa precisam cuidar os cremes que utilizam, pois como a pele está áspera e seca elas pensam que devem hidratar com cremes que contenham óleo, mas na verdade isso não é necessário. Se aplicar o produto que não seja a base de óleo de maneira correta a pele ficará hidratada e livre dos efeitos do inverno” conta a esteticista.

Viviane explica ainda que se logo após o banho a pele parecer ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar. Outro ponto importante é evitar lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade. “Alimentação também é importante neste período, por isso é bom evitar alimentos gordurosos, hidratar do corpo com bastante água, comer muitas frutas, legumes e verduras. E filtros solares ou cosméticos apenas com o rótulo oil free (que significa livre de óleo)” fala Toledo.

Além de ressecada a pele pode apresentar descamação, na região central da face, neste caso procure um dermatologista, pois pode ser dermatite sebirréica. “Uma dica importante é não tomar banhos muito quentes, pois retiram a oleosidade natural da pele, assim como evite se ensaboar demais e não use bucha” lembra Toledo. As limpezas de pele podem ser feita normalmente no inverno, pois ela é importante para na hidratação natural, mas vai depender também de cada tipo de pele.

 Dicas de como cuidar da pele no inverno

Lábios- Em dias muito frios, use umectantes labiais várias vezes ao dia. As mulheres podem caprichar nos batons hidratantes. Não passe a língua sobre os lábios para molhá-los, isso só vai piorar o ressecamento e beba bastante água.

Pele- logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele.

Para as peles lisinhas, de poros fechados, sem cravos e espinhas tendem a ressecar mais com o frio. São as peles normais e secas que requerem sabonetes e cremes de limpeza suaves, cremes hidratantes de dia e nutritivos à noite.

Já para as peles com poros dilatados, com tendência a cravos e espinhas, podem piorar com cremes oleosos. Nesses casos a limpeza diária deve ser caprichada, com sabonetes e loções adstringentes, mesmo que, na hora, causem sensação de pele “repuxada”. É preciso a aplicação de hidratante suave, assim como cremes noturnos à base de Vitamina C e ácidos suaves.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete