21.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Fumar na gravidez aumenta chances de cardiopatias no bebê

2011-05-30 15:15:00

Mães que fumam no início da gravidez têm mais probabilidade de que seus bebês nasçam com defeitos cardíacos, segundo um estudo publicado na revista Pediatrics.

A pesquisa, patrocinada pelo Centers for Disease Control and Prevention (Centro de controle e prevenção de doenças norte-americano), mostra que as mulheres que fumaram em algum momento do mês anterior à gravidez até o fim do primeiro trimestre tiveram maior probabilidade de dar à luz crianças com determinadas cardiopatias congênitas, em comparação com as mulheres que não fumaram durante o mesmo período.

A correlação foi mais forte entre as mulheres que disseram ter fumado muito durante esse período.

A pesquisa também descobriu que um dos defeitos de nascimento mais comuns nos recém-nascidos com problemas no coração é a alteração do septo ventricular, um buraco entre os ventrículos direito e esquerdo do coração.

Os pesquisadores também descobriram defeitos conotruncais (circulação sanguínea insuficiente desde o ventrículo), obstrutivos do lado direito (bloqueio do fluxo sanguíneo no lado direito do coração) ou esquerdo.

Muitos bebês com cardiopatia congênita morrem no primeiro ano de vida e aqueles que sobrevivem muitas vezes requerem muitas cirurgias, prolongadas internações e tratamento ao longo da vida para tratar as deficiências associadas a este defeito de nascimento.

Segundo o cardiologista do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo, Bruno Caramelli, casos de cardiopatia congênita são raros.

Entretanto, como hoje em dia se tem baixa mortalidade no período perinatal e há mais qualidade na saúde das gestações, quadros como este, quando ocorrem, pegam muitos pais desprevenidos.

"Cardiopatias congênitas são graves e acontecem associadas a outros problemas, como a Síndrome de Down, por exemplo", afirma. Por isso, segundo o médico, em qualquer situação de defeito congênito, a doença cardíaca também deve ser imediatamente investigada.

Mulheres que fumam também devem saber que, além do tabaco ser uma possível causa de defeito no coração, existem outras preocupações:

Fumantes têm mais dificuldade para engravidar;

Mulheres que fumam durante a gravidez têm mais probabilidade de ter um aborto espontâneo;

Fumar durante a gravidez causa problemas graves de saúde para a mãe e o bebê. Por exemplo, o tabagismo é uma causa de problemas na placenta, a fonte que fornece oxigênio e nutrientes para o bebê durante a gravidez;

Fumar durante a gravidez pode causar parto prematuro e baixo peso, tornando o bebê mais vulnerável a adoecer ou morrer;

Bebês nascidos de mães que fumaram durante a gravidez têm mais probabilidade de ter defeitos congênitos, como lábio leporino ou fenda palatina.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete