14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

31 de maio Dia Mundial sem Tabaco

2011-05-28 09:28:00

 O Dia 31 de maio (Dia Mundial sem Tabaco) foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. Esta data é comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo.

 No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano devido ao tabagismo. As pesquisas apontam que o consumo de tabaco concentra-se nas capitais de regiões mais industrializadas e atinge, principalmente, a população de menor escolaridade e renda. Também mostram que nas famílias com renda mensal menor ou igual a R$ 400 as despesas com fumo são quase duas vezes maiores do que o despendido com educação.

O preço do cigarro no Brasil, considerado o sexto mais barato do mundo, é outro estimulante para o aumento de tabagistas. Enfim! Parece hipocrisia o fato de que alguém como eu (fumante desgraçado), se una a mais um monte de não-fumantes num dia como o de hoje para lutar contra o maldito.

 Porém, posso assegurar a quem quer que seja que a maioria dos fumantes sabe muito bem os males proporcionados pelo cigarro. Assim, o engajamento numa campanha como esta pode ser mais uma alavanca para o processo de parar de fumar.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete