26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Laranja pode ajudar a emagrecer e controlar o colesterol

2011-05-19 16:48:00

Carlos Ferraz
De acordo com os números da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), o Brasil é o maior produtor de laranjas do mundo, responsável por 25% da produção global. Se o país lucra com essa fartura, você também pode ganhar muito – mas em saúde, comendo laranja em várias refeições.

O suco de laranja puro reúne boa parte do açúcar da fruta. Por isso, não é a melhor opção para quem deseja emagrecer. Mas tirar a casca e consumir a laranja inteira muda tudo. Como explica a nutricionista Renata Verbinati, de São Paulo, o bagaço contém fibras, que reduzem a velocidade de absorção do açúcar pelo organismo. Essa entrada mais lenta dá mais tempo ao corpo de gastar as calorias que chegam, em vez de guardá-las sob forma de gordurinhas.

Além disso, as fibras se misturam com água e, no estômago, formam uma espécie de “gel”, ideal para quem não quer comer muito. “Esse gel preenche espaços vazios, prolongando a sensação de saciedade”, explica a especialista. Assim, a laranja tanto cai bem no lanche da tarde como no café da manhã, e também na sobremesa.

Renata cita, ainda, a espécie conhecida como laranja-amarga, originária do oriente, cuja casca é moída e entra em fórmulas de emagrecimento. Uma substância presente na fruta (citrus aurantium) é responsável por acelerar o nosso metabolismo, ajudando na queima de calorias. Essa substância também existe em cápsulas. mas seu uso, ela ressalta, deve ser feito sempre sob orientação de um profissional da área de nutrição.

Mais do que emagrecer

A laranja contém flavonóides, que atuam como antioxidantes e influem nas taxas de colesterol. Também é dotada de betacaroteno, outra substância antioxidante e que tem, segundo informações da CitrusBR, poder de prevenir infarto e certos tipos de câncer. O potássio da fruta, por sua vez, é importante para a saúde dos nervos. A presença de ácido fólico traz benefícios para as funções cerebrais. Isso sem contar o cálcio, fundamental no fortalecimento dos ossos.

Mas a estrela principal da laranja é mesmo a vitamina C, que inclui entre seus benefícios melhor preparação do sistema imunológico, auxílio na cicatrização de feridas na pele, controle das taxas de colesterol e aumento da proteção contra problemas cardiovasculares.

Sugestão de receitas

Há algumas formas deliciosas de aproveitar os benefícios da laranja. Confira a receita de um suco, sugerida pela nutricionista Renata Verbinati, e um bolo. “O suco ajuda a desintoxicar o organismo, previne dores no estômago e melhora o funcionamento do fígado”, diz a especialista. Na galeria de imagens, conheça algumas das principais espécies brasileiras.

Suco

Ingredientes

2 laranjas
meia maçã
10 folhas de hortelã
2 folhas de couve
1 colher de sopa rasa de farinha de linhaça dourada
Modo de preparo

Retire o suco da laranja no espremedor. Bata a maçã no liquidificador, usando o suco, em conjunto com a hortelã, a couve e a farinha de linhaça.
Bolo

Ingredientes

2 colheres de sopa de margarina light
4 ovos
1 xícara de chá de suco de laranja
1 ½ xícara de chá de farinha de trigo
½ xícara de chá de maisena
1 colher de sopa de fermento em pó
margarina e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma
15g de adoçante dietético em pó à base de aspartame.
Modo de Preparo

Na batedeira, bata bem a margarina com as gemas, metade do suco de laranja e os outros ingredientes. Misture as claras batidas em neve e despeje numa forma untada e polvilhada. Asse em forno pré-aquecido (180ºC). Retire, e ainda quente, faça vários furos no bolo com um palito e regue com o restante do suco de laranja misturado ao adoçante.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete