26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Conjuntivite diminui efeito da vacina contra gripe

2011-05-07 09:09:00

Que vacina contra gripe evita a doença ou, pelo menos, reduz os sintomas ninguém duvida. Mas nem todos os vacinados têm esta garantia. Este é o caso de quem está com conjuntivite, afirma o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. Isso porque, explica, a produção de anticorpos para combater a doença diminui a resposta do sistema imunológico contra o vírus da gripe.

Resultado: O efeito da imunização é praticamente anulado. Por isso, recomenda tratar os olhos primeiro, para depois tomar a vacina.

O médico diz que os sintomas da conjuntivite viral são: olhos vermelhos e irritados, coceira, pálpebras inchadas, secreção transparente e fotofobia (intolerância à luz). Ao primeiro sinal da doença devem ser aplicadas compressas de água gelada filtrada por dois dias. Se os sintomas não desaparecerem é necessário consultar um oftalmologista.

Efeitos colaterais
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam a vacina contra gripe não tem como efeito colateral a alergia ocular, afirma Queiroz Neto. Isso porque, explica, nos olhos os processos alérgicos são desencadeados por: poeira, maquiagem, cosméticos, colírios ou soluções de limpeza para lentes. Entre alérgicos, só quem tem intolerância a ovos deve evitar a imunização.

Ele diz que no frio o ressecamento ocular decorrente das doenças respiratórias – gripe, resfriado, rinite, sinusite, bronquite e asma – têm mais relação com as alterações na córnea e conjuntiva. Para minimizar o problema a dica é evitar objetos de decoração que acumulem pó, fazer a faxina com aspirador e pano úmido.

Vacina imuniza contra 3 vírus
Queiroz Neto afirma que em 2010 os casos de conjuntivite tiveram um aumento de 15% após a campanha de vacinação. Isso porque, 6 em cada 10 pacientes acreditavam estar livres de todo tipo de contaminação. Um erro porque a imunização é restrita aos vírus da gripe.

Para evitar a recorrência de conjuntivite se recomenda:
• Lavar as mãos frequentemente
• Evitar tocar os olhos
• Não compartilhar objetos, maquiagem, colírio e toalhas
• Evitar aglomerações, beber bastante água
• Interromper o uso de lente de contato em caso de desconforto.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete