15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Novos testes de HIV agilizarão diagnóstico e tratamento da Aids no País

2011-05-05 20:35:00

Um novo kit de diagnóstico de doenças vai diminuir para até 20 minutos a detecção e o tratamento do HIV no País.

O produto, denominado Dual Path Platform HIV-1/2, é um exame rápido que servirá para confirmar ou não a presença do vírus HIV, tipos 1 e 2.

A distribuição do produto para a rede pública de saúde será feita pelo Ministério da Saúde a partir do segundo semestre.

A nova tecnologia foi lançada nesta quarta-feira (4), pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, unidade referência na produção de vacinas, reativos e biofármacos da Fundação Oswaldo Cruz, durante o 2º Simpósio Internacional de Imunibiológicos, realizado no Rio de Janeiro.

Os objetivos são proporcionar maior precisão no diagnóstico, reduzir o volume de amostras processadas e agilizar os encaminhamentos necessários, o que é fundamental para as ações de controle de doenças no Brasil.

Os benefícios proporcionados pelo novo produto também incluem a aplicação em campo porque com um pequeno furo no dedo será possível confirmar a doença e reduz o volume de amostras processadas.

Além disso, o custo do exame é cinco vezes menor do que o utilizado atualmente permitindo uma economia de recursos públicos.

De acordo com Antônio Gomes Pinto, gerente de Programa de Desenvolvimento de Reativos de Biomanguinhos, grande parte das pessoas que se submetem ao teste rápido de triagem acabam não esperando o resultado confirmatório emitido por laboratório em processo prolongado.

“Com esse kit, as pessoas poderão saber com maior precisão e rapidez o diagnóstico da doença e providenciar imediatamente o tratamento da doença”, garante.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete